Brasil

“Tenho dúvidas quanto aos dois crimes” diz Marco Aurélio sobre condenação de Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Melo, afirmou nesta quarta-feira (24), afirmou que tem dúvidas no se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no processo do tríplex no Guarujá, cometeu os dois crimes pelos quais foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.

“Eu tenho uma dúvida seriíssima quanto aos dois crimes. Aí está em discussão. Houve apenas a corrupção, ou houve corrupção e lavagem?”, disse o ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo Melo, o Supremo vai precisar analisar esta questão no julgamento de recurso da defesa, que ainda não tem data prevista para acontecer. “O que eu falo é que eu tenho dúvidas. Não estou me manifestando: dúvidas quanto aos dois tipos, a corrupção e a lavagem. Teria havia procedimento do presidente visando dar, ao que ele recebe via corrupção, a aparência de algo legitimo? A lavagem pressupõe (isso) ” disse.

Para Marco Aurélio, pelo fato de Lula ser presidente e ter sido beneficiado pelo esquema, faz com que isso deva ser considerado no cálculo da pena. Ontem (23), o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena para 8 anos e 10 meses, o que pode fazer com que o ex-presidente troque o regime fechado pelo semiaberto em outubro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão do STJ abre o caminho para o STF julgar o recurso apresentado pela defesa de Lula, que contesta a condenação no caso do tríplex. No Supremo, as penas podem ser revistas, além da condenação poder ser totalmente ou parcialmente anulada. Marco Aurélio integra a Primeira Turma – e, portanto, não deve participar do julgamento.

“Virá pra cá fatalmente (o assunto). Não virá para a Primeira Turma. Eu estarei assistindo ao julgamento da arquibancada, como eu fazia com o Flamengo, quando morava no Rio” brincou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile