Brasil

Não há risco de apagão ou racionamento, afirma diretor do ONS

Em entrevista à GloboNews no domingo (20), o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, descartou que o Brasil vá passar por um apagão de energia elétrica ou por racionamento.

O governo federal emitiu alerta de emergência hídrica no fim de maio. Para tentar reduzir o consumo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha 2, quando é cobrado um valor adicional de R$ 6,24 a a cada 100 kWh consumidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na última terça-feira (15), o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, confirmou que esse valor vai aumentar. Ciocchi disse que o país vive a maior crise hídrica em 90 anos.

“Os reservatórios, hoje, estão com 30%. Eles devem chegar ao final do ano com 10% ou um pouco mais, 11%, mas com segurança”, afirmou Ciocchi. “Nós do ONS desenvolvemos vários cenários, trabalhamos com vários cenários, porque as variáveis são muitas (…). Dentro desses cenários, havia um que era realmente preocupante”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Foi feito um trabalho de trás para frente, ou seja, o que precisaria ser feito para evitar essa situação crítica. E todas essas medidas estão sendo tomadas, estão já em execução”, falou.

Ele explicou que as medidas não são para produzir mais energia, mas para “poupar a água” das hidrelétricas. A principal medida, segundo o diretor-geral, é a redução da vazão em duas grandes usinas do Rio Paraná.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Com essa vazão intensa, você não conseguiria alocar mais energia termelétrica para segurar essa água”, declarou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile