Brasil

Defesa Civil de Aracaju descarta tsunami em regiões sergipanas

A Defesa Civil de Aracaju divulgou uma nota nesta quinta-feira (16), para informar que não há possibilidade de um tsunami atingir regiões sergipanas.

Adormecido há décadas, a elevação do alerta do vulcão Cumpre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa da África viralizou entre internautas brasileiros, que ficaram assustados com a possibilidade de uma erupção vulcânica provocar um tsunami capaz de atingir o litoral do país. Com isso, o termo entrou nos assuntos mais comentados do Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Veja nota da prefeitura de Aracaju:

A Defesa Civil de Aracaju esclarece que não há possibilidade de ocorrência de tsunami no litoral nordestino, em decorrência de mudança de categoria de risco de vulcão localizado na costa africana.

O vulcão que passou da categoria verde (1) para a amarela (2) não possui risco de erupção iminente, considerando que a classificação de risco prevê ainda as categorias laranja (3) e vermelha (4). A transição pode levar milhões de anos com possibilidade, inclusive, de regredir.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, Involcán, descreveu o movimento como uma mudança significativa no vulcão, ligada ao fenômeno conhecido como intrusão magmática, um processo que ocorre dentro da crosta terrestre em que o magma se aproxima da superfície.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile