Brasil

Medicamentos terão aumento de quase 11% a partir de hoje

Os preços dos medicamentos terão um reajuste de 10,89% no país a partir desta quinta-feira (31). O Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma) informou que o índice foi autorizado pelo governo federal para a recomposição anual de preços dos remédios.

O porcentual de reajuste é definido uma vez por ano pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O órgão utiliza como base para o cálculo a inflação acumulada em 12 meses até fevereiro no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou em 10,54%.

“Mas o reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, disse o Sindusfarma em nota.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os fabricantes e revendedores só poderão subir os preços dentro da nova margem definida pela Cmed, após publicação de portaria pelo governo federal com a nova determinação.

Neste ano, diferente dos anos anteriores, não devem ser anunciados três níveis de reajuste definidos conforme o tipo de remédio. Com isso, todos os medicamentos deverão ter um aumento autorizado de 10,89%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile