Brasil

Operação Sierra Hotel: PF e Gaeco desarticulam esquema de empresas que financiavam o tráfico de drogas

(Divulgação)

A Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagraram nesta quarta-feira (28) a Operação Sierra Hotel, que desarticulou um esquema de empresas “fantasmas” que financiavam o tráfico de drogas. A ação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Primavera do Leste (MT), Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Guarulhos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

A investigação começou em junho de 2021, no Rio de Janeiro, quando três pessoas foram presas em flagrante transportando 470 tabletes de maconha em uma ambulância. A partir disso, a PF e o Gaeco identificaram um grupo criminoso que utilizava empresas “fantasmas” para lavar dinheiro e financiar o tráfico de drogas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As empresas “fantasmas” eram criadas em nome de “laranjas” e operadas por procurações. Elas emitiam notas fiscais fraudulentas para justificar a origem e o destino de valores milionários. Uma das empresas, com endereço em Mato Grosso, não existia fisicamente, mas emitiu notas fiscais como se fosse um grande empreendimento.

A Operação Sierra Hotel faz alusão às iniciais do mentor do esquema criminoso. As buscas e apreensões visam coletar provas e identificar outros membros do grupo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile