Brasil

Força Nacional do SUS vai reforçar ações na Saúde da Família em locais afetados por queimadas

Foto: Agência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta quarta-feira (25/6) que a Força Nacional do SUS está preparada para apoiar estados e municípios afetados pelas queimadas, reforçando as Equipes de Saúde da Família e as unidades básicas de saúde.

Ela explicou que, se necessário, a Força também atuará em situações de esgotamento de leitos, embora essa situação ainda não tenha sido registrada. A declaração foi feita durante o programa “Bom Dia, Ministra”, do Canal Gov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ministra destacou a importância das visitas locais, mesmo com os dados disponíveis, mencionando que a Força Nacional esteve no Acre para avaliar as necessidades diretamente. A partir desse contato com as equipes de saúde e as secretarias de saúde locais, foi identificada a necessidade de envio de medicamentos e insumos para a região.

Nísia Trindade também comentou sobre a vigilância do Ministério da Saúde em relação à crise climática, especialmente no Amazonas, um dos estados mais afetados. Ela ressaltou que emergências de saúde e climáticas estão se tornando mais frequentes e que é necessário avançar em medidas para lidar com essa situação. No Amazonas, além da qualidade do ar, a falta de acesso à água e a mobilidade das equipes de saúde são grandes preocupações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Adriano Massuda, reiterou que mitigar os efeitos das queimadas é uma prioridade. Cerca de 10% dos municípios do Amazonas estão isolados, como Benjamin Constant, onde a remoção de pacientes por via fluvial, única forma de acesso à cidade, não é mais possível.

A ministra também mencionou que há recursos adicionais disponíveis para apoiar as regiões afetadas, mediante a solicitação e apresentação de planos de ação pelos gestores locais. Ela lembrou que o Ministério da Saúde criou, em junho, uma sala de situação dedicada às queimadas. Além disso, recomendou à população que se proteja da fumaça, evitando atividades físicas ao ar livre e mantendo-se hidratada devido ao tempo seco.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile