Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), uma operação para desarticular um esquema de fraude bancária que causou um prejuízo de mais de R$ 10 milhões à Caixa Econômica Federal. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte (MG) e três em Salvador (BA). Ao todo, 21 pessoas são investigadas por suspeita de participação em uma organização criminosa.
De acordo com a PF, o grupo criminoso se apropriava indevidamente das credenciais de gerentes da Caixa para acessar os sistemas eletrônicos da instituição e cancelar, de forma ilegal, a averbação de empréstimos consignados contratados por servidores públicos.
Os criminosos utilizavam uma estratégia de “portabilidade” para oferecer às vítimas a promessa de quitação de empréstimos antigos e liberação de valores adicionais. Após a contratação de novos empréstimos, os contratos eram falsamente registrados como quitados, o que permitia a concessão de margens para mais financiamentos.
Com isso, os servidores públicos acabavam acumulando duas dívidas simultâneas, comprometendo sua saúde financeira. Os crimes praticados pelos investigados incluem estelionato, invasão de dispositivo informático, estelionato contra a Caixa Econômica Federal e organização criminosa.
Caso sejam condenados, os envolvidos poderão cumprir penas de até 26 anos de prisão por cada contrato fraudado. A PF reforça a importância de tomar precauções ao contratar empréstimos, sempre recorrendo a instituições financeiras regulamentadas e evitando intermediários desconhecidos.
