Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um final de tarde tenso marcou o Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27). Sete ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas em diversas ruas do bairro. Além disso, um grupo não identificado incendiou caçambas de lixo, elevando a tensão na região.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h15 para a Rua Barão do Bom Retiro, principal via do bairro. A Polícia Militar informou que agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São João foram mobilizados para atuar na ocorrência e tentar restabelecer a ordem.
Segundo a PM, a ação criminosa tem como motivação a tentativa de desmobilizar uma ocupação da Polícia Militar no Morro São João. As equipes policiais estão estabelecidas na comunidade desde janeiro, com o objetivo de impedir o confronto entre facções rivais que atuam no Morro São João e no Morro dos Macacos, áreas próximas.
De acordo com o Rio Ônibus, o sindicato das empresas de ônibus do município, somente nesta semana, 18 coletivos tiveram suas chaves retiradas por criminosos na cidade. Em 2025, o número de ônibus sequestrados já chega a 40. A ação desta quinta-feira impactou diretamente o transporte público, com oito linhas que circulam na região sofrendo desvios em seus itinerários para evitar as áreas bloqueadas.
Os ônibus utilizados como barricadas foram identificados pelas seguintes linhas:
- B58029 – 625 Olaria x Saens Pena (Araujo Leitão)
- C44655 – 638 Marechal Hermes x Saens Pena (rua não identificada)
- B25605 – 606 Engenho de Dentro x Terminal Gentileza (rua nao identificada)
- B25601 – 606 Engenho de Dentro x Terminal Gentileza
- A29171 – 627 Inhaúma x Saens Peña
- B32560 – 457 (Abolição x Copacabana)
- B11565 – 363 (Vila Valqueire x Candelária)
