Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O sociólogo e ex-secretário de Educação a Distância (EAD) do Ministério da Educação (MEC) durante o governo Fernando Henrique Cardoso, Pedro Paulo Poppovic, faleceu neste domingo (18), aos 97 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A notícia foi divulgada pela ONG Conectas Direitos Humanos, uma das organizações que ele ajudou a fundar.
Conhecido nacionalmente por sua atuação como editor da renomada coleção “Os Pensadores” da editora Abril, Poppovic também era pai da jornalista e apresentadora Silvia Poppovic e do designer André Poppovic.
Durante sua gestão no MEC, Pedro Paulo Poppovic desempenhou um papel crucial na modernização da educação pública brasileira. Sob sua liderança, foram implementados projetos emblemáticos como a criação da TV Escola e a introdução da informática nas escolas públicas de todo o país.
Além de sua contribuição para a educação, Poppovic teve uma marcante trajetória na área editorial, com uma forte atuação em publicações voltadas para filosofia e ciências humanas. Seu compromisso inabalável com o acesso democrático ao conhecimento e a defesa dos direitos humanos permeou toda a sua vida pública e intelectual.
Ele também foi o idealizador e editor, por muitos anos, da influente revista “Sur – International Journal on Human Rights”, um importante veículo de debate e reflexão sobre questões de direitos humanos no cenário global.
Em homenagem à sua memória, a Conectas Direitos Humanos emitiu uma nota de pesar, ressaltando a profunda dedicação de Pedro Paulo Poppovic à democracia e à justiça social.
“Pedro Paulo inspirou diferentes gerações que passaram pela Conectas. Sempre com um sorriso no rosto e palavras de incentivo, encorajou jovens ativistas a não abdicarem de seu sonho de lutar por um mundo mais justo. Deixará muitas saudades, que buscaremos honrar em nossas frentes de ação pelos direitos humanos no Brasil e no Sul Global”, declarou Camila Asano, diretora-executiva da Conectas.
