Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou na noite desta terça-feira (3) o primeiro caso de gripe aviária na capital, detectado em um marreco encontrado morto no Zoológico de Brasília em 28 de maio. Os exames de um pombo, que também foi encontrado morto no local no mesmo dia, ainda estão em análise.
O zoológico permanecerá interditado até o dia 12 de junho, caso não sejam registrados novos casos. As aves do local continuarão sendo monitoradas de perto.
Este é o primeiro registro de gripe aviária no Distrito Federal. O Brasil havia confirmado em 16 de maio seu primeiro caso em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Posteriormente, outros casos foram confirmados em aves ornamentais de Minas Gerais.
A gripe aviária não representa perigo à saúde humana pelo consumo de carne ou ovos. No entanto, o vírus pode ser fatal para as aves e, consequentemente, afetar significativamente a produção agropecuária. As autoridades seguem atentas à situação e monitorando a saúde das aves para conter a disseminação do vírus.
