quinta-feira, 4 de março de 2021

Cronograma do Enem 2020 será mantido e provas não serão adiadas, afirma Inep

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Nesta quinta-feira (07), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Alexandre Lopes disse que o cronograma do Enem deve ser mantido e que as provas não serão adiadas por causa da pandemia da Covid-19

“Nós nos preparamos para fazer uma prova em ambiente de pandemia”, afirmou Lopes em entrevista à Agência Brasil. “Temos a segurança [de] que a prova deve ser feita e que as condições de aplicação são adequadas, são as que precisam ser tomadas.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Lopes explicou que foram adotadas as medidas necessárias para a aplicação das provas. Na entrevista, ele também destacou o papel do Enem para o acesso de estudantes ao ensino superior e a estrutura de organização do Inep, que considera capaz de oferecer um ambiente seguro de aplicação do teste.

“Há universidades que estão usando exclusivamente a nota do Enem como meio de acesso ao ensino superior, e isso é importante porque, em vez de o aluno sair de casa para fazer várias provas, ele sai para fazer o Enem. Dada a nossa capacidade de organização e o tamanho do Enem –  são 5,8 milhões de pessoas inscritas este ano –, temos condições de oferecer um ambiente seguro de prova que, eventualmente, uma faculdade menor não conseguiria”, enfatizou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

O número de casos e de mortes por covid-19 vem aumentando no Brasil e, nesse cenário, nas redes sociais, ganhou força o movimento #AdiaEnem, compartilhado por professores, estudantes, parlamentares e outros apoiadores.

O exame que estava inicialmente agendado para outubro e novembro do ano passado foi adiado após uma série de protestos virtuais da esquerda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Então, o Inep anunciou diversas medidas para evitar a contaminação pela Covid, aumentando a quantidade de locais de prova e reduzindo o número de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Além disso, quem for diagnosticado com o novo coronavírus, ou apresentar sintomas desta ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O Enem 2020 será aplicado na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e, na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos