Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Elaine Souza Garcia, de 34 anos, conhecida como “Patroa”, integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e estudante de direito, foi presa na terça-feira (10), dia em que começaria seu estágio no Ministério Público de São Paulo (MPSP). Elaine foi acusada de liderar ações criminosas do Novo Cangaço, modalidade de assaltos a bancos em pequenas cidades.
A aprovação de Elaine no programa de estágio foi publicada no Diário Oficial, e sua posse estava marcada para ocorrer na Promotoria de Justiça de Itapeva, no interior de São Paulo, às 9h do dia de sua prisão. Segundo informações da Polícia Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Elaine, que integra o PCC desde 2021, é acusada de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, armas e organização de assassinatos de rivais.
Ela e seu marido, Delvane Lacerda, conhecido como “Pantera”, também preso na operação, são apontados como figuras centrais na expansão das atividades do PCC no Piauí. A Justiça negou o pedido de revogação da prisão preventiva de Elaine no início de setembro, destacando sua periculosidade e envolvimento na lavagem de dinheiro. Em apenas seis meses, ela teria movimentado mais de R$ 3 milhões.
A operação da Polícia Federal, que resultou na prisão de Elaine, também revelou que a facção criminosa utilizava armamento pesado, adquirido por Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs). Um verdadeiro arsenal foi encontrado na casa de um dos fornecedores do grupo.