Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Estado de São Paulo reabre, nesta segunda-feira (30), 69 parques estaduais que estavam fechados desde 1º de setembro. As Unidades de Conservação, sob a administração da Fundação Florestal, foram fechadas para priorizar a prevenção e o combate a incêndios durante o período crítico de seca.
A decisão de reabertura foi anunciada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) após uma reunião do gabinete de crise do governo estadual. A medida leva em consideração as condições climáticas previstas para os próximos dias e o grau de risco de incêndios florestais. Até o momento, 33 pessoas foram detidas pela polícia sob suspeita de provocarem incêndios em vegetação.
Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal, ressaltou que as equipes continuam atentas ao monitoramento e combate a focos de incêndio, além de realizar ações de sensibilização com as comunidades do entorno. Ele alertou que, caso ocorra um aumento no risco ou novas ocorrências de incêndios, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes.
Por outro lado, 13 unidades de conservação permanecerão fechadas até, pelo menos, 12 de outubro. De acordo com a Semil, esses parques estão localizados em áreas sem chuvas e apresentam focos de incêndio nas proximidades.
A lista das unidades reabertas e aquelas que continuarão fechadas está disponível no site da Semil.