Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Civil está investigando a morte de um homem que foi agredido e imobilizado por agentes de segurança da concessionária ViaMobilidade, na estação Carapicuíba, da Linha 8-Diamante, na Grande São Paulo. O caso ocorreu na última terça-feira (3) e gerou grande repercussão após a divulgação de vídeos nas redes sociais.
As imagens mostram o homem, aparentemente desorientado, na área das catracas da estação. Em um momento, ele tenta passar por baixo da catraca e é derrubado por um dos seguranças, que aplica uma rasteira no rapaz. Em seguida, um agente à paisana, posteriormente identificado como membro da Guarda Civil Metropolitana (GCM), o chuta. Os seguranças da estação arrastam a vítima pelas pernas, enquanto outro vídeo revela a violência com que o rapaz é imobilizado.
Após o homem ser levado para uma área interna da estação, os agentes perceberam que ele estava inconsciente e tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca. No fim das imagens, uma equipe do SAMU chega ao local para prestar os primeiros socorros, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
A concessionária ViaMobilidade emitiu uma nota lamentando a morte e repudiando qualquer forma de violência. A empresa informou que abriu uma sindicância interna para apurar os fatos e que os agentes envolvidos foram afastados preventivamente.
A Secretaria da Segurança Pública também se manifestou sobre o caso, afirmando que as imagens estão sendo analisadas e que os envolvidos foram intimados para depor. A polícia destacou que o registro inicial da ocorrência poderá ser alterado conforme o andamento das investigações, que buscam esclarecer as circunstâncias da morte do homem e a conduta dos envolvidos.