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Nesta terça-feira (4), o governador Tarcísio de Freitas esteve presente na capital para acompanhar a chegada do Tatuzão Norte à futura Estação Brasilândia, a última do trecho norte do ramal da Linha 6-Laranja. As obras, estimadas em R$ 19 bilhões, já alcançaram 60% de conclusão e estão dentro do cronograma previsto pelo Governo de São Paulo. O primeiro trecho do ramal, entre as Estações Brasilândia e Perdizes, deverá ser entregue no segundo semestre de 2026.
“Hoje a celebração é especial, porque estamos chegando à Brasilândia, que lutou por essa obra por muitos anos. É o sonho de toda uma comunidade trabalhadora, que acorda muito cedo e gasta hoje uma hora e meia para chegar ao centro. Nós vamos reduzir esse tempo de viagem para 23 minutos. Estamos falando de aumento de produtividade, de menos emissões, de sustentabilidade e também do que há de mais moderno em mobilidade urbana, que é o transporte metroferroviário, para uma cidade enorme como São Paulo”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
O evento contou com a presença dos secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos) e Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos), além do prefeito da capital, Ricardo Nunes, e de executivos e funcionários da construtora Acciona e do Consórcio Linha Universidades.
O restante da linha, entre as Estações Perdizes e São Joaquim, interligando a Zona Norte ao Centro da capital, está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2027. A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda. “Essa obra é um marco importante, uma conclusão da primeira fase do que temos planejado, mas vamos fazer muito mais com a expansão de toda essa linha”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.
Linha 6-Laranja
Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros diariamente entre as Estações Brasilândia e São Joaquim. O trajeto, atualmente feito de ônibus em cerca de 1h30, será reduzido para apenas 23 minutos.
Além disso, a construção da Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidades (Linha Uni), gerando mais de 10 mil empregos.
