Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A onda de calor que tem elevado as temperaturas em São Paulo nos últimos dias começa a perder força com a chegada de uma frente fria nesta semana. Segundo a MetSul, o sistema deve quebrar o bloqueio atmosférico e trazer dias mais frescos ao estado.
Nesta segunda-feira (10), os termômetros ainda marcam até 30ºC na capital, mas a partir de terça-feira (11), a tendência é de queda, com máximas variando entre 26ºC e 28ºC. Apesar do alívio na capital, o interior e o litoral paulista ainda enfrentarão temperaturas elevadas, chegando a 38ºC em algumas regiões.
Além da redução do calor, a frente fria também traz chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento que podem atingir até 80 km/h. As regiões mais afetadas incluem a Grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, além das áreas de Campinas, Sorocaba, Itapeva, Presidente Prudente e Marília.
Com a previsão de pancadas de chuva e risco de alagamentos, a Defesa Civil criou um gabinete de crise para monitorar os impactos da mudança climática. O grupo reúne concessionárias de energia e abastecimento de água, além de órgãos públicos, para coordenar ações preventivas e agilizar respostas a possíveis danos.
