Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Civil indiciou por tentativa de homicídio o soldado da Polícia Militar Luan Felipe Alves Pereira, acusado de arremessar um jovem de 25 anos de uma ponte no bairro Vila Clara, na Zona Sul de São Paulo, no início de dezembro de 2024. O caso gerou forte comoção após a divulgação de um vídeo feito por uma testemunha, que registrou o momento em que o policial ergue e lança a vítima da estrutura.
Luan foi interrogado nesta segunda-feira (7), no Presídio Militar Romão Gomes, mas preferiu permanecer em silêncio e disse que só se manifestará em juízo. Com o indiciamento, a investigação deve ser finalizada nos próximos dias e enviada ao Tribunal do Júri. Caberá ao Ministério Público decidir se oferece denúncia, solicita novas diligências ou pede o arquivamento do caso.
O soldado e outros seis policiais militares que participaram da ação já haviam sido responsabilizados pela Corregedoria da PM por tentativa de homicídio e outros crimes militares. O inquérito policial militar foi concluído e encaminhado à Justiça Militar, que já decretou a prisão de Luan. Ao todo, 13 PMs foram afastados das ruas por conta da ocorrência.
A vítima, identificada como Marcelo, relatou em depoimento que trafegava de moto pela Avenida Cupecê quando reduziu a velocidade e foi surpreendido por policiais que começaram a correr em sua direção. Ao tentar fugir a pé, foi alcançado, agredido com cassetetes na cabeça e nas costas e levado até a ponte. Segundo Marcelo, Luan o ameaçou dizendo: “Você tem duas opções: ou você pula da ponte ou eu jogo você e sua moto daqui”. Em seguida, o policial o arremessou.
Marcelo caiu no córrego sob a ponte e foi auxiliado por pessoas em situação de rua, que o ajudaram a escapar. Ele conseguiu carona com um motorista até a UPA Santa Catarina. O jovem, que trabalha como manobrista na região da Avenida Paulista, afirmou que nunca teve passagem pela polícia e que não sabe o motivo da abordagem e das agressões.
