Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um ex-cobrador de ônibus manteve um motorista refém por cerca de três horas na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30), em um caso que mobilizou a Polícia Militar e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). O sequestro ocorreu dentro de um coletivo na Rua Dr. Luís Aires, próximo à estação Corinthians-Itaquera do Metrô. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Polícia Militar, o sequestrador relatou estar passando por uma grave crise pessoal e financeira. Ele havia pedido demissão da empresa há dois meses, se separou da esposa e disse ter contraído dívidas com um agiota. A escolha da vítima foi aleatória.
“A motivação que ele apresentou é justamente pelo fato de ele ter saído desse emprego. Ele apresentou algumas motivações: ele saiu do emprego há pouco tempo, ele teve uma separação no seu relacionamento e parece ter problema financeiro. Esses eram os motivos que ele apresentava para nós. Ele não tinha antecedente criminal”, afirmou o comandante interino do Gate, Renato Marques Pavão.
Segundo os policiais, o homem embarcou no ônibus como passageiro e, armado com uma faca de aproximadamente 40 centímetros, rendeu o motorista — um senhor estrangeiro de cerca de 60 anos — e ordenou que ele mudasse o trajeto. Em seguida, obrigou o condutor a atravessar o ônibus na via.
“A vítima estava bem nervosa, é um senhor estrangeiro, por volta de 60 anos de idade. Ele está muito nervoso porque ele estava com a faca bem próxima dele. Era uma faca grande, aproximadamente 40 centímetros”, relatou Pavão. O motorista foi socorrido com a pressão alta e levado ao hospital.
Durante as negociações, o sequestrador apresentou comportamento instável e raciocínio desconexo. Segundo a polícia, ele exigia visibilidade para suas ações, pedia a presença de um advogado e demonstrava oscilação emocional. Em determinados momentos, chegou a descumprir acordos feitos com os agentes.
“A Polícia Militar foi acionada nesta quarta-feira (30) para atender a uma ocorrência em um coletivo com retenção de vítima na região de Itaquera, zona leste da capital. Segundo as informações iniciais, um homem com uma faca abordou um ônibus do transporte público e manteve o motorista como refém. O Corpo de Bombeiros e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foram acionados e acompanham a ocorrência, que ainda está em andamento.”
Para tentar tranquilizar o homem, a equipe do Gate levou até o local um fiscal da empresa onde ele havia trabalhado. A ação durou cerca de uma hora e meia, e o sequestrador acabou se rendendo. Segundo Pavão, ele afirmava não querer morrer e desejava sair vivo da situação.
O gerente da empresa de ônibus, Rodrigo Marques de Oliveira, também esteve na coletiva e se mostrou abalado com o episódio. “É devastador pra gente, nunca aconteceu isso, uma coisa muito triste”, declarou.
A SPTrans e a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) divulgaram nota repudiando o ato de violência. “A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo um ônibus da linha 407L-10 (Barro Branco – Metrô Guilhermina/Esperança), na Rua Dr. Luís Aires, próximo ao Terminal Metrô Itaquera. A via, sentido centro, foi totalmente bloqueada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)”, informou o comunicado.
