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Dez dias após a morte de um passageiro na estação Campo Limpo, a ViaMobilidade iniciou a instalação de barreiras físicas nas plataformas da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. A medida tem como objetivo reduzir o vão entre o trem e a plataforma e reforçar a segurança dos usuários.
A estação Capão Redondo, localizada na região da Cidade Auxiliadora, foi a primeira a receber os equipamentos, utilizados como teste para os protótipos desenvolvidos sob medida. Ao todo, 3.500 estruturas foram encomendadas pela concessionária. A instalação será feita durante o período noturno para não impactar a operação diária das composições.
Segundo a ViaMobilidade, todas as 17 estações da linha devem receber as novas contenções. A previsão é de que o processo seja concluído em até 90 dias.
A decisão foi tomada após a morte de Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, que ficou preso entre a porta do trem e a da plataforma na estação Campo Limpo, no dia 6 de maio. Conforme o boletim de ocorrência, agentes do metrô disseram ter ouvido gritos de “tiro” e correram até a plataforma, onde encontraram Lourivaldo já sem vida, “com seu corpo paralelo e junto à linha férrea”.
De acordo com a equipe da estação, há sinalizações visuais e sonoras no local, que, segundo relato, não teriam sido respeitadas pela vítima. Ainda assim, a ViaMobilidade admitiu que não havia sensores de movimento entre as portas da plataforma, o que poderia ter evitado o acidente. Os sensores estão presentes apenas nos trens, impedindo que eles se movam com as portas abertas.
