Brasil

PIB de São Paulo cresce 0,4% em 2020

PIB São Paulo 2020

A economia do Estado de São Paulo cresceu 0,4% em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19. O governador tucano João Doria anunciou o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) paulista em entrevista coletiva nesta quinta-feira (04), no Palácio dos Bandeirantes.

Os dados sobre o desempenho da economia paulista foram levantados pela Fundação Seade, portal de estatísticas do governo de São Paulo. O crescimento do PIB paulista foi puxado pelo setor de serviços e de tecnologia, que responde por 77% da economia do Estado. O setor cresceu 1,8% em 2020. Agropecuária e indústria caíram, respectivamente, 1,7% e 2,9% no ano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Depois de uma retração de 6,3% no 2º trimestre de 2020, houve recuperação de 9,8% no 3º trimestre, segundo dados do governo.

O 4º trimestre foi o único de 2020 em que a economia do Brasil teve desempenho melhor que a de São Paulo: 3,2% (frente a 2,5% apurados no Estado).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com Doria, o crescimento do PIB paulista em meio à pandemia é um reflexo da gestão econômica.

“Conseguimos ter um resultado positivo com a conduta e o comando do secretário Henrique Meirelles, fruto de um conjunto de ações do governo com a iniciativa privada”, afirmou o tucano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo Doria, São Paulo é o Estado que “mais privatiza”, o que teria contribuído para o resultado positivo: “Eliminamos 5 estatais dentro da reforma administrativa de São Paulo, fizemos a concessão em PPP (parceria público-privada) da maior linha metroviária do país, que liga o extremo da zona norte da capital ao centro. É a maior obra de infraestrutura em realização no país”.

O secretário da Fazenda Henrique Meirelles disse que o desempenho de São Paulo foi “excepcional” para o contexto da pandemia: “Não podemos nos esquecer que a crise é resultado da pandemia, e que vamos superar essa crise com a vacina”. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile