Brasil

SP: Sem acordo entre grevistas e Metrô; categoria decide se mantém paralisação

Uma reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) terminou sem acordo. Os metroviários decidirão em assembleia ainda nesta noite se irão manter a paralisação.  A discussão durou mais de uma hora, mas o sindicato e o Metrô não chegaram a um consenso. A categoria decidiu pela paralisação parcial dos serviços desde a meia-noite, o que atingiu quatro linhas do Metrô e provocou congestionamento nas ruas da cidade.

Segundo o relatório da audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho, um juiz e o Ministério Público apresentaram uma proposta que previa reajuste de 7,79% tanto no salário quanto nos vales alimentação e refeição da categoria a partir de maio de 2021.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Tribunal também aceitou pedido liminar para limitar a greve. Segundo o TRT-2, há determinação para manter funcionamento de 80% do serviço do efetivo do Metrô nos horários de pico (entre 6h e 10h e entre 16h e 20h) e com 60% nos demais horários. “Em caso de descumprimento da liminar, que foi deferida pela juíza Maria Cristina Christianini Trentini, será aplicada multa diária de R$ 100 mil, cuja destinação será oportunamente decidida”, afirma, em nota.

O Sindicato dos Metroviários argumenta que os salários estão congelados há dois anos, sem reajuste pela inflação e com perda real calculada em cerca de 10%. Também afirmam não receber a Participação nos Resultados (PR) referentes aos anos de 2019 e 2020. Já a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, do governo estadual, alega que o reajuste proposto de 2,61%, além de benefícios, representa “excelentes condições”, especialmente durante a pandemia de covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo a categoria, havia expectativa de receber nova proposta do governo de São Paulo, caso em que levaria a possibilidade de acordo para votação em assembleia. Sem acordo, no entanto, a previsão deve durar pelas 24 horas previstas inicialmente.

A paralisação atinge quatro linhas do Metrô, operando apenas parcialmente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
  • Linha 1-Azul – funciona entre as estações Ana Rosa e Luz;
  • Linha 2-Verde – funciona entre Alto do Ipiranga e Clínicas;
  • Linha 3-Vermelha – funciona entre Bresser/Mooca e Santa Cecilia;
  • Linha 15-Prata – Totalmente fechada.

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile