Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um vídeo que mostra um robô humanoide tentando escapar de suas amarras e atacando funcionários em uma fábrica na China está gerando intensa repercussão nas redes sociais. As imagens de uma câmera de segurança, que rapidamente viralizaram, mostram o momento em que a máquina começa a se movimentar de forma descontrolada, assustando os trabalhadores ao redor.
Segundo portais internacionais como o New York Post e o Daily Mail, o incidente teria ocorrido em 1º de maio em uma fábrica chinesa de localização não revelada. O robô, semelhante ao modelo Unitree H1, aparece inicialmente suspenso por um mecanismo semelhante a um guindaste. De repente, começa a se debater violentamente, tentando se soltar.
Nas imagens, dois funcionários — um sentado diante de um computador e outro posicionado atrás do robô — reagem rapidamente e correm para longe da máquina, que avança colidindo com objetos no ambiente. Um dos trabalhadores consegue interromper a ação ao puxar o mecanismo que suspendia o robô, encerrando o momento tenso.
A cena gerou milhares de comentários nas redes. Um dos vídeos mais compartilhados foi publicado pela emissora bielorrussa Nexta, que escreveu: “É assim que pode começar a revolta das máquinas”. A publicação no X (antigo Twitter) já ultrapassou 100 mil visualizações.
Entre as reações, muitos expressaram preocupação com o avanço da robótica. “Estamos fritos. Nada de cabos puxando — é puro caos”, comentou um usuário, segundo o jornal The Mirror. Outro afirmou: “É por isso que robôs me dão medo. Levamos essa tecnologia longe demais”. E teve quem evocasse o clássico do cinema: “Parece que só eu assisti Terminator”, escreveu um internauta.
