Criptomoeda

Equipe de Biden vê ameaça potencial do Yuan digital da China

O governo Biden está intensificando a análise dos planos da China para um iuane digital, com algumas autoridades preocupadas com a possibilidade de a medida lançar uma oferta de longo prazo para derrubar o dólar como moeda de reserva dominante no mundo, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Agora que os esforços da moeda digital da China estão ganhando impulso, funcionários do Tesouro, Departamento de Estado, Pentágono e Conselho de Segurança Nacional estão reforçando seus esforços para compreender as implicações potenciais, disseram as pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades americanas estão menos preocupadas com um desafio imediato à estrutura atual do sistema financeiro global, mas estão ansiosas para entender como o yuan digital será distribuído e se também pode ser usado para contornar as sanções dos EUA, disseram as pessoas na condição de anonimato.

Uma porta-voz do Tesouro não quis comentar. Uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional não respondeu a um pedido de comentário.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Banco Popular da China lançou a emissão experimental de um yuan digital em cidades de todo o país, colocando-o no caminho certo para ser o primeiro grande banco central a emitir uma moeda virtual. Um lançamento mais amplo é esperado para os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim em fevereiro próximo, dando ao esforço exposição internacional.

Muitos detalhes importantes do yuan digital ainda estão em evolução, incluindo detalhes sobre como ele seria distribuído. O recente estabelecimento de uma joint venture na China com a SWIFT, o nexo de mensagens pelo qual a maioria dos acordos internacionais passa hoje, sugere que é possível que um yuan digital possa funcionar dentro da arquitetura financeira atual, e não fora dela.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades americanas estão seguras de que as intenções da China não são usar o yuan digital para escapar das sanções americanas, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. O atual domínio do dólar nas transações internacionais dá ao Tesouro dos Estados Unidos o poder de cortar muitos negócios ou até mesmo o acesso de um país ao sistema financeiro global.

As autoridades chinesas disseram que as principais intenções do yuan digital são substituir as notas e moedas, reduzir o incentivo ao uso de criptomoedas e complementar o atual sistema de pagamentos eletrônicos do setor privado – dominado pela Alipay e Tencent do Ant Group Co. WeChat Pay da Holdings Ltd. O PBOC vem trabalhando há anos no yuan digital, também chamado de e-CNY , tendo criado uma equipe de pesquisa especializada em 2014.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Para fornecer um backup ou redundância para o sistema de pagamento de varejo, o banco central tem que intensificar” e fornecer serviços de moeda digital, Mu Changchun, diretor do instituto de pesquisa de moeda digital do PBOC, disse em um evento no mês passado .

Além de buscar um backup para pagamentos eletrônicos administrados de forma privada, os reguladores chineses têm expandido de forma mais ampla sua supervisão dos campeões digitais do país. O Ant Group recebeu ordens de Pequim para se tornar uma holding financeira, que será regulamentada mais como um banco. A China também impôs uma multa antitruste de US $ 2,8 bilhões à afiliada da Ant, Alibaba Group Holding Ltd.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O PBOC também está examinando o potencial de uso do yuan digital em pagamentos internacionais, lançando um projeto que estuda a questão com uma unidade do Banco de Compensações Internacionais junto com os Emirados Árabes Unidos, Tailândia e autoridade monetária de Hong Kong.

O governo Biden não está planejando tomar nenhuma ação para conter as ameaças de longo prazo da moeda digital da China, disseram pessoas familiarizadas com as discussões. No entanto, os planos da China deram um ímpeto renovado aos esforços para considerar a criação de um dólar digital, disseram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os membros do Congresso também estão cada vez mais interessados ​​em um dólar digital, cientes dos movimentos da China, e perguntaram ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e à secretária do Tesouro, Janet Yellen, sobre o assunto em audiências no início deste ano.

Powell: A necessidade de dólar digital é um problema para o Congresso, o público

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Powell disse em fevereiro que o Fed estava analisando “com muito cuidado” o dólar digital. “Não precisamos ser os primeiros. Precisamos acertar. ”

Yellen sinalizou interesse em pesquisas sobre a viabilidade de um dólar digital, uma mudança da falta de entusiasmo de seu antecessor, Steven Mnuchin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Faz sentido que os bancos centrais analisem a emissão de moedas digitais soberanas”, disse ela em uma conferência virtual em fevereiro. Yellen disse que uma versão digital do dólar poderia ajudar a resolver os obstáculos à inclusão financeira nos EUA entre as famílias de baixa renda.

Um relatório recente do Diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos disse que a extensão da ameaça de qualquer moeda digital estrangeira à centralidade do dólar no sistema financeiro global “dependerá das regras regulatórias estabelecidas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A moeda chinesa representa pouco mais de 2% das reservas globais de moeda estrangeira, em comparação com quase 60% do dólar americano. Decisões políticas, ao invés de desenvolvimentos técnicos, também serão necessárias para impulsionar a internacionalização do yuan, uma vez que a China mantém um regime estrito de controles de capital.

O sistema financeiro da China é muito “frágil e fraco” para representar uma ameaça real ao status do dólar como moeda de reserva mundial, de acordo com Mark Sobel, presidente dos EUA do Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“No final do dia, os mercados têm mais confiança no Fed” do que no banco central da China, disse Sobel, um ex-alto funcionário do Tesouro dos EUA para questões internacionais/ Bloomberg

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile