Destaques

Câmara aprova projeto que cria polícia penal

A Câmara aprovou, nesta quarta-feira, 9, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria a polícia penal por 402 votos a 8. O texto inclui a polícia penitenciária no artigo 144 da Constituição, que trata da segurança pública. O projeto precisa ser aprovada ainda em segundo turno, informa Estadão.

 

“Os agentes penitenciários já têm porte de armas, já exercem a função da segurança. A mudança é uma maneira deles terem carreira regulamentada”, disse o deputado Marcelo Freixo (PSOL) que votou a favor da medida, apesar de divisão na bancada do seu partido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O deputado Glauber Rocha, também do PSOL fluminense, falou em seguida a Freixo e disse que votou contrário porque não via garantia de direitos na nova classificação. “Se a ampliação do rol constitucional do tema ‘polícia’ fosse garantidor de direitos, a gente não teria os maiores índices de letalidade de policiais do mundo aqui no Brasil”.

Antes da votação o deputado Tiago Mitraud (Novo) pediu a retirada de pauta do projeto, em nome da bancada de seu partido que também não chegou num consenso a respeito do projeto e não votou em bloco. “Temos dúvidas se novos modelos de na segurança pública e na gestão de presídios não poderão ser prejudicados com essa PEC”, afirmou Tiago.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O texto determina como competência da nova categoria a segurança dos presídios e a escolta de presos, liberando as polícias civis e militares dessas tarefas.

Nesta semana mais de 30 entidades se mobilizaram contra a medida, entre elas organizações de defesa dos direitos humanos como a Pastoral Carcerária Nacional e a Conectas Direitos Humanos. “A criação de uma polícia penal intensifica as condições precárias dos trabalhadores do sistema penal para além de reduzir a transparência e o controle externo em um sistema prisional estruturado por problemas endêmicos de corrupção, violência e violação de direitos”, afirmam as organizações em carta pública que reforçam que as condições de trabalho seguirão insalubres aos servidores se não houver políticas de diminuição da população carcerária. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista (Sindcop) se mobilizou favorável à medida argumentando e criticou a nota das entidades da sociedade civil. O Sindcop argumenta que aprovar a polícia penal “é o meio mais rápido de barrar os projetos privatistas na atividade fim do sistema penitenciário”. Na réplica, o sindicato da categoria diz que os agentes penitenciários “querem o reconhecimento constitucional de seu serviço como atividade policial no interior da prisão. Atividade essa que envolve a coação da pessoa presa e o respeito aos seus direitos”.

O projeto, que veio do Senado, retornará à comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes da nova votação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile