Destaques

Em Paquetá, Ministro da Saúde diz que vacinação é ‘passaporte para a liberdade’

Neste domingo (20), o  ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, iniciou o projeto de vacinação em massa contra a covid-19 na Ilha de Paquetá, bairro do Rio de Janeiro eleito pela Fiocruz para um teste visando estudos sobre contaminação após a imunização. Queiroga aplicou a primeira dose da vacina Covid-19 em moradores da ilha e reforçou a importância do SUS e do PNI no combate à pandemia.

“Até o final do ano, toda a população brasileira acima de 18 anos será imunizada contra a Covid-19, com as duas doses da vacina. O passaporte para a nossa liberdade. O passaporte para uma vida nova, para o povo de Paquetá, do Rio de Janeiro e do Brasil”, disse o Queiroga.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Queiroga ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI) na campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento, mais de 115 milhões de doses já foram entregues pela pasta aos estados e ao DF.

“Para enfrentar o vírus, a principal ferramenta é o SUS e a união, no princípio tripartite, da gestão do SUS. A sua eficiência é certeza de que nós haveremos de vencer nosso único inimigo, que é o vírus”, disse o ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A vacinação em massa em Paquetá seguiu o modelo já realizado nas cidades paulistas de Serrana e Botucatu. A ideia do projeto é mapear os efeitos da vacinação em larga escala naquela população, com o objetivo de avaliar a segurança do imunizante de uma maneira geral e entender como a vacina também atua na proteção de pessoas que não foram imunizadas por conta da faixa etária, como crianças e adolescentes.
 
Mais de 4,1 mil pessoas moram em Paquetá. Apenas a população que reside na localidade será vacinada, conforme os cadastros existentes na Estratégia Saúde da Família.
 
Atualmente, no município, 3.530 moradores são maiores de 18 anos. Desses, mais de 1,8 mil já recebeu a primeira dose da vacina Covid-19. O restante da população-alvo (cerca de 1,6 mil pessoas) deve ser vacinado ao longo deste domingo. A segunda dose será realizada em agosto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile