Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou na sexta-feira (29), em Sergipe, o investimento de R$ 500 milhões para a contratação de 50 mil cisternas no Semiárido brasileiro.
Do total de cisternas, 46 mil serão destinadas ao consumo humano, e 4 mil, à produção de alimentos. Além disso, a iniciativa prevê a restauração de 2,5 mil cisternas já existentes.
O objetivo é beneficiar famílias de baixa renda de dez estados do Nordeste e Sudeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A proposta do programa, que foi compartilhada durante o evento, também visa integrar as famílias ao Programa Fomento Rural, oferecendo capacitação para incentivar a produção agrícola e melhorar a autonomia financeira das comunidades. “A cisterna é uma tecnologia social simples e eficaz, que garante o fornecimento de água potável, coletada da chuva, para as famílias que vivem em regiões onde a água é muitas vezes de má qualidade”, explicou o ministro.
A chegada das cisternas tem transformado a vida de muitas famílias, como é o caso de Josefa de Jesus, que vive na comunidade quilombola de Sítio Alto, em Simão Dias, Sergipe. Ela relatou que antes da instalação da cisterna, a água consumida era contaminada, com presença de sapos, ratos e até esterco de gado. “Vivia bebendo água de chão… e a gente apanhava e bebia”, lembrou. Para ela e para sua comunidade, a cisterna representou uma mudança significativa, não só no acesso a água de qualidade, mas também no bem-estar, na saúde e na geração de renda, pois o tempo que antes era gasto buscando água agora é usado em outras atividades produtivas.
O evento, que também contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e de representantes da Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa) e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), destacou os benefícios dessa ação no combate à insegurança hídrica.
Durante sua agenda em Sergipe, Wellington Dias também assinou contrato para a construção de 384 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Aracaju, com prioridade para famílias de baixa renda, beneficiários do Cadastro Único e do Auxílio Moradia.