domingo, 18 de abril de 2021

IBGE: Inflação tem maior patamar para novembro em 5 anos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

A inflação oficial do país registrou o maior patamar para o mês de novembro em cinco anos, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado nesta terça-feira (8) pelo IBGE.

De acordo com o IPCA, a taxa deste mês ganhou ritmo em relação a outubro (0,86%) e ficou em 0,89%, puxada principalmente pela alta nos preços dos alimentos e combustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Antes disso, só novembro de 2015 tinha registrado resultado maior: 1,01%.

Entre os grupos que compõem o IPCA, destaque para os alimentos e bebidas e transportes, que, combinados, representaram cerca de 89% da alta da inflação oficial em novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

Alguns alimentos continuam a pesar no bolso do brasileiro, como as carnes, a batata-inglesa e o tomate. Outros produtos importantes que compõem a alimentação familiar também tiveram alta, como o o arroz (6,28%) e o óleo de soja (9,24%). 

Já o grupo de transportes teve a segunda maior influência na inflação oficial de novembro. O grupo ganhou ritmo no mês e registrou alta de 1,33%. O aumento se deu, principalmente, pelo preço da gasolina, que está 1,64% mais cara. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

A inflação oficial acumula alta de 3,13% e de 4,31% nos últimos 12 meses, acima dos 3,92% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2019, indicador havia ficado em 0,51%.

De acordo com o IBGE, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acelereou em novembro e chegou a 0,95%, acima do constatado em outubro, em que ficou em 0,89%. Esse é o maior resultado para o mês de novembro desde 2015, quando índice bateu 1,11%. 

Os produtos alimentícios, assim como no IPCA, tiveram influência na composição do INPC, com alta de 2,65% em novembro, enquanto que no mês anterior, haviam registrado 2,11%. Já os não alimentícios cresceram 0,42%, após registrarem 0,52% em outubro. Todas as áreas pesquisadas tiveram inflação em novembro.

De janeiro a novembro de 2020, o INPC acumula alta de 3,93% e, nos últimos 12 meses, de 5,2%, acima dos 4,77% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2019, a taxa foi de 0,54%.

O INPC é calculado com base em famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado, em dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília. Já o IPCA abrange famílias que ganham até 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de renda. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos