Economia

Suspensão da venda de fertilizante russo não afeta Brasil

O Brasil não foi incluído na lista de países para os quais o Governo Putin quer suspender as exportações russas de fertilizantes, informou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao site g1.

Porém, novas compras do produto estão inviabilizadas enquanto durar a guerra travada pela Rússia na Ucrânia devido à falta de transporte em razão do conflito.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais cedo, o governo russo anunciou que recomendou aos produtores locais de fertilizantes que suspendam suas exportações. A Rússia é um dos principais fabricantes mundiais de fertilizantes. Cerca de 25% das importações brasileiras do produto vêm do país.

Ao site, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse ter sido informada pela embaixada da Rússia que a suspensão das exportações de fertilizantes não inclui o Brasil. Ela disse, porém, que a guerra praticamente inviabilizou o embarque de produtos nos portos russos. Um dos motivos é que empresas de seguro têm se recusado a fazer seguro dos navios que se dirigem ao país, devido ao conflito.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com isso, o Brasil não deve conseguir fazer novas importações de fertilizantes da Rússia enquanto durar o conflito.

Segundo a ministra, o estoque brasileiro de fertilizantes é suficiente para três meses. Ela disse esperar que antes desse período a guerra tenha acabado e, o transporte de mercadorias entre Rússia e Brasil tenha sido normalizado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mesmo assim, Cristina disse que já negocia a compra de fertilizantes com outros fornecedores, como Canadá e Irã, a fim de assegurar que não haja falta do produto no Brasil caso o conflito se estenda mais tempo que o esperado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile