Economia

Inflação no Reino Unido atinge 9,4% em junho, maior patamar em 40 anos

O aumento dos preços da gasolina e dos alimentos no mês passado empurrou a inflação do Reino Unido para sua maior taxa em 40 anos. Os números oficiais foram divulgados na manhã desta quarta-feira (20), segundo horário de Brasília.

Os dados intensificam as chances de um raro aumento de 0,5 ponto percentual na taxa de juros pelo Banco da Inglaterra no próximo mês.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Agência Nacional de Estatísticas, inflação anual dos preços ao consumidor subiu em junho para 9,4%, máxima desde fevereiro de 1982 e acima da expectativa de 9,3% em uma pesquisa da Reuters com economistas. Em maio, estava em 9,1%.

A leitura significa que o Reino Unido teve a maior taxa de inflação observada em qualquer economia avançada do Grupo dos Sete desde 1985, embora muitos países menores da União Europeia estejam atualmente vendo um crescimento ainda mais rápido nos preços

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os dados de hoje reforçaram as apostas de que o banco central britânico optará por um aumento de 0,50 ponto percentual no próximo mês, que seria o maior desde 1995. O Banco Central Europeu está considerando tal movimento esta semana, afirmaram fontes à Reuters na terça-feira.

O Banco da Inglaterra aumentou os juros cinco vezes desde dezembro conforme tenta impedir que o aumento da inflação se torne enraizado na economia britânica, deve promover novo aumento em 4 de agosto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os investidores veem agora uma chance de quase 100% de o banco central britânico aumentar a taxa para 1,75%, de 1,25%, no próximo mês.

O banco disse em junho que está pronto para agir “energicamente” se necessário.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile