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A Black Friday no Brasil acontece nesta sexta-feira (29), e consumidores que já têm em mente produtos específicos devem ficar atentos aos horários estratégicos para aproveitar as melhores ofertas. Um estudo realizado pela Promobit, com base nas últimas três edições da Black Friday e antecipado ao jornal O GLOBO, aponta que o maior número de promoções no e-commerce ocorre na madrugada.
Entre 2021 e 2023, o maior volume de ofertas foi registrado entre 22h da quinta-feira e 01h da sexta-feira, com picos de 240 ofertas às 23h da quinta e 211 ofertas entre meia-noite e 01h da sexta. Nestes horários, os descontos chegaram, em média, a 36%.
A Promobit detalhou os horários de maior concentração de promoções por categoria de produto. Roupas e calçados femininos apresentaram mais ofertas entre 14h e 22h de quinta-feira, com novos picos às 17h de sexta-feira. Já roupas e calçados masculinos tiveram maior movimentação de ofertas entre 13h de quinta-feira e 01h da sexta-feira, com novo crescimento entre 9h e 21h de sexta-feira. No caso de smartphones, as melhores promoções também ocorreram entre 13h de quinta-feira e 01h da sexta, com picos entre 9h e 18h da sexta-feira.
A categoria de informática, incluindo PCs e notebooks, teve maior concentração de ofertas entre 10h de quinta-feira e 01h da sexta-feira, retomando às 10h e seguindo até as 18h da sexta. Eletrônicos como TVs, fones de ouvido e caixas de som tiveram os mesmos horários de pico. Eletrodomésticos começaram a apresentar mais ofertas ao meio-dia de quinta-feira, com alta até 01h da sexta e novo aumento entre 14h e 21h de sexta-feira. Para games, o destaque foi na madrugada de quinta para sexta-feira, com picos entre meia-noite e 01h, além de um período menor de promoções entre 7h e 15h da quinta-feira.
As plataformas Zoom e Buscapé confirmaram a estratégia de muitos consumidores de aguardarem até a meia-noite de quinta-feira para aproveitar as primeiras promoções. Algumas lojas on-line oferecem descontos exclusivos neste horário. A Promobit também identificou que o período da tarde da sexta-feira, entre 14h e 19h, é um bom momento para compras, com destaque para as 17h, quando a média foi de 199 ofertas e 34% de desconto nas edições anteriores da Black Friday. Às 15h de sexta, o número de promoções chegou a 192, com descontos de 35%.
Apesar desses horários estratégicos, o volume e a duração das ofertas podem variar. Produtos populares, como smartphones e eletrodomésticos, têm maior probabilidade de esgotarem rapidamente. Por isso, é recomendável monitorar os itens desejados com antecedência e planejar as compras. A Promobit descobriu que as ofertas duram, em média, 16 minutos, mas itens de alta demanda, como bebidas e brinquedos, ficam disponíveis por apenas 10 e 11 minutos, respectivamente.
As promoções continuam até a segunda-feira seguinte, conhecida como Cyber Monday, que não se limita a produtos eletrônicos. No início do sábado, por volta da 1h da manhã, é possível encontrar descontos de até 42%. No domingo, ao meio-dia, o percentual cai para 38%, mas o número de ofertas sobe para 71. Já na segunda-feira, os melhores horários são às 15h, com uma média de 102 ofertas e 41% de desconto, e às 19h, com 105 promoções e descontos em torno de 33%.
Daniela Fagundes, CEO da Promobit, destacou que o fim de semana também pode ser interessante para quem busca produtos que não são prioridades, mas que aparecem com preços atrativos. Ela afirmou que horários menos convencionais, como a madrugada e o final de semana, oferecem oportunidades para compras de itens não planejados, mas que valem a pena devido aos descontos.