Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23), às 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. Segundo o órgão, mais de 6,2 milhões de contribuintes serão contemplados com um total de R$ 11 bilhões, valor recorde para um único lote. O pagamento está previsto para 30 de maio.
Desse total, R$ 7,8 bilhões serão destinados aos grupos com prioridade legal, incluindo:
-
240.081 idosos acima de 80 anos;
-
2.346.445 contribuintes entre 60 e 79 anos;
-
199.338 pessoas com deficiência ou doenças graves;
-
1.096.168 profissionais da educação cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além desses, 2.375.076 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e indicaram recebimento via PIX também terão prioridade no recebimento.
Como consultar a restituição
Para verificar se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A consulta pode ser simplificada ou completa, por meio do extrato de processamento disponível no portal e-CAC.
Se for encontrada alguma pendência na declaração, é possível fazer a retificação diretamente pelo sistema, corrigindo os dados enviados.
Pagamento e calendário
Os valores da restituição serão depositados na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso não sejam resgatados em até um ano, será possível solicitar o valor novamente pelo Portal e-CAC, mediante login com a conta Gov.br.
A restituição de 2025 será paga em cinco lotes mensais, com as seguintes datas:
-
1º lote: 30 de maio
-
2º lote: 30 de junho
-
3º lote: 31 de julho
-
4º lote: 29 de agosto
-
5º lote: 30 de setembro
O prazo para entrega das declarações termina em 30 de maio. Até a noite desta quinta-feira (22), já haviam sido enviadas quase 29,6 milhões de declarações, sendo que 48,4% utilizaram a versão pré-preenchida, uma das principais apostas da Receita para facilitar o processo este ano.
