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O Banco Central anunciou duas novas medidas para reforçar a segurança do sistema financeiro e facilitar o acesso a valores esquecidos em instituições financeiras. A partir de dezembro, será possível impedir a abertura de contas bancárias em seu nome — uma forma de proteção contra fraudes com documentos falsos e uso indevido de dados pessoais.
A nova funcionalidade estará disponível na área logada do Meu BC, onde qualquer cidadão poderá ativar gratuitamente um bloqueio que sinaliza ao sistema financeiro que não deseja abrir novas contas, sejam correntes, de poupança ou de pagamento. A opção poderá ser ativada ou desativada a qualquer momento e registrará o histórico de acessos feitos por bancos consultando essa informação.
Segundo a Resolução BCB nº 475 de 2025, que institui o serviço, e a Resolução CMN nº 5.218 de 2025, os bancos terão obrigação de checar esse bloqueio antes de finalizar qualquer abertura de conta. O BC e as instituições financeiras têm seis meses para adaptar seus sistemas.
Outra novidade é a automatização do resgate de dinheiro esquecido no Sistema Valores a Receber (SVR), que entra em vigor nesta terça-feira (27). Antes, o cidadão precisava verificar manualmente e solicitar cada valor. Agora, será possível autorizar o resgate automático, desde que a pessoa tenha uma chave Pix do tipo CPF cadastrada e uma conta gov.br com nível prata ou ouro e autenticação em duas etapas.
A adesão à nova função é opcional e limitada a pessoas físicas. Valores de contas conjuntas ou em bancos que não aderiram ao Pix continuarão exigindo pedidos manuais. O BC ressalta que não enviará avisos de devolução: os valores resgatados automaticamente cairão diretamente na conta vinculada à chave Pix.
