segunda-feira, 23 de novembro de 2020

IBGE: Economia brasileira surpreende e cresce 0,4% no segundo trimestre

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. O PIB somou R$ 1,78 trilhão no período.

O dado foi divulgado hoje (29), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB também apresentou altas de 1% na comparação com o segundo trimestre de 2018, de 0,7% no acumulado do ano e de 1% nos últimos 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação do segundo com o primeiro trimestre deste ano, a alta de 0,4% foi puxada, sob a ótica da produção, pelos crescimentos de 0,3% do setor de serviços e de 0,7% da indústria. A agropecuária recuou 0,4% no período.

Na indústria, os principais desempenhos vieram da indústria da transformação (2%) e da construção (1,9%). As indústrias extrativas recuaram 3,8% e a atividade de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos caiu 0,7%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos serviços, houve resultados positivos nas atividades imobiliárias (0,7%), comércio (0,7%), informação e comunicação (0,5%) e outras atividades de serviços (0,4%).

Por outro lado, tiveram queda os segmentos de administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (-0,6%), transporte, armazenagem e correio (-0,3%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-0,1%).

Demanda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sob a ótica da demanda, a alta do PIB do primeiro para o segundo trimestre foi puxada pela formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos (3,2%), e pelo consumo das famílias (0,3%). O consumo do governo teve queda de 1% e as exportações recuaram 1,6%. As importações cresceram 1%.

Por Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos

Senador Irajá Silvestre Filho é acusado de estupro

O senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO),  filho da também senadora Kátia Abreu (PP-TO) foi acusado de estupro por uma modelo de 22 anos. Um boletim...

Sâmia Bomfim testa positivo para Covid-19

Nesta segunda-feira (23), a deputada federal Sâmia Bonfim (PSol) disse que testou positivo para Covid-19. Ela passa bem e está sem sintomas agudos, informou...

Barroso: ‘Conservadorismo radical busca acabar com a democracia’

Durante lançamento de um curso de Direito, o ministro do STF Luis Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira (23) que o populismo e o conservadorismo...

Governo quer privatizar transposição do Rio São Francisco

Privatizar transposição Rio São Francisco O Governo Bolsonaro pretende privatizar até julho de 2021 a operação de funcionamento da transposição do Rio São Francisco. A...

Guedes: “Ninguém entregou tanto em tão pouco tempo” como o Governo Bolsonaro

Guedes Governo Bolsonaro O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta segunda-feira (23), durante live promovida pelo ICC Brasil, que “ninguém entregou tanto em tão...