O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (12) contrariando o desempenho do índice futuro no pré-market e por conta das falas do presidente Jair Bolsonaro reforçando o compromisso do governo com a redução do tamanho do Estado. Outro fator foi a alta das bolsas internacionais que ajudam investidores a irem às compras depois do noticiário político conturbado da noite anterior.

Às 10h15 (horário de Brasília) o Ibovespa subia 0,70% a 102.889 pontos.

Sobre a “debandada” de secretários da equipe econômica, o presidente afirmou que “em todo governo é normal a saída de alguns” e que sua gestão continua ciente da responsabilidade econômica e é norteada pelo ajuste fiscal e pelo teto de gastos públicos. “O Estado deve se desfazer de empresas deficitárias”, ressaltou.

O alívio nas bolsas vem também dos futuros dos índices dos Estados Unidos, que sobem em meio ao quarto dia de negociações entre democratas e republicanos para aprovar um pacote de mais de US$ 1 trilhão em estímulos contra os impactos econômicos do coronavírus. Registram ganhos de 0,93% o Dow Jones Futuro e de 0,69% o S&P 500 Futuro.