terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Inflação de 2020 foi melhor que previsão anterior, diz diretor do BC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Bruno Serra, disse hoje (12) que o resultado da inflação de 4,5% em 2020, acima do centro da meta, foi “espetacularmente” melhor do que uma inflação de 2,1%, como previsto pelo Banco em setembro do ano passado. A meta projetada era de inflação de 4%. Nesta terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passado ficou em 4,52%.

“Estamos entregando uma inflação acima do centro da meta, o que nunca é desejável. Mas, como a gente está sempre perseguindo o centro da meta, que era de 4% em 2020, 4,5% é espetacularmente melhor que os 2,1% que a gente imaginava no final de setembro”, disse Serra, durante videoconferência sobre a conjuntura econômica brasileira promovida pela XP Investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Serra, a alta da inflação é temporária, mas pode afetar o cenário de 2021. O diretor do BC explicou que a alta foi puxada pelo câmbio e pelo preço de commodities (produtos primários com cotação em mercados internacionais) que subiram mais do que o esperado. Segundo Serra, outros fatores de pressão para a alta da inflação foram o dinheiro do auxílio emergencial, questões climáticas que impactaram colheitas no sul do país e a restrição na produção de petróleo da Arábia Saudita.

“Teremos uma inflação um pouco mais alta do que imaginávamos, algo que teremos que avaliar nos próximos ciclos. Mudou muito o cenário de commodities de dezembro para cá e teve uma mudança no câmbio também”, acrescentou.

Selic

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serra disse ainda que o BC deve rever em breve a taxa básica de juros (Selic), que atualmente está em 2% ao ano, mas ressaltou que a alteração vai depender do rumo que tomar a política fiscal do país. “A taxa de juros estrutural da economia brasileira não é 2%. Não é a taxa em que o Brasil vai conviver em situações normais. É o nível que o Banco Central precisou colocar para perseguir a meta de inflação em um ambiente bastante típico”, afirmou.

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) realiza a primeira reunião de 2021, mas, de acordo com Serra, ainda não deve haver mudanças na taxa da Selic. As alterações devem ocorrer após a votação do Orçamento de 2022, após o início do ano legislativo, em fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É um debate que vai acontecer no devido tempo, ao longo dos próximos trimestres. O debate já está ocorrendo no mercado e é natural que ocorra do nosso lado também”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos

Resumo do Dia 12/01/2021: Eficácia global da Coronavac, Telegram em alta e nova mutação da covid no AM

Dólar: 5,32 Euro: 6,48 Receba notícias no Telegram: https://t.me/GazetaBrasilNews   Receba notícias no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/HGXgWOoWcXb2FTwuHmuHPH   Estudo feito pelo Instituto Butantan mostra que CoronaVac tem eficácia geral de 50,38% https://gazetabrasil.com.br/especiais/coronavirus/estudo-feito-pelo-instituto-butantan-mostra-que-coronavac-tem-eficacia-geral-de-5038/   Cientistas encontram mutação inédita...

Bolsonaro divulga canal oficial no Telegram

Bolsonaro Telegram Na tarde desta terça-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação do seu próprio canal oficial no aplicativo de mensagens Telegram. Até o...

Bethesda anuncia a produção de um novo jogo de Indiana Jones

O grande explorador Indiana Jones vai ganhar mais um jogo através das mãos da Bethesda, famosa por criar Skyrim!

Com crise do WhatsApp, Telegram chega a 500 milhões de usuários

Desde a última quarta-feira (6), os usuários do WhatsApp começaram a receber avisos em sua plataforma sobre os novos termos de serviços e política...

#RenunciaDoria fica entre assuntos mais comentados do Twitter 

A hashtag #RenunciaDoria ficou entre os trending topics do Twitter nesta terça-feira (12). A campanha virtual para saída do governador de São Paulo, João...