quarta-feira, 16 de junho de 2021

Lula quer ajuda de Paes e Maia para lançar Freixo como candidato ao governo do Rio em 2022

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Na sequência das articulações políticas que iniciou após recuperar os seus direitos políticos, o ex-presidiário Lula (PT) se encontra nesta sexta-feira (11) com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), em um almoço no Palácio da Cidade. O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também deve participar. A informação é do O Globo.

A disputa eleitoral do Rio no próximo ano deve fazer parte da conversa dos três.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Na quinta-feira (10), Lula se reuniu, entre outros, com o deputado federal do Psol, Marcelo Freixo, que deve se filiar ao PSB nas próximas semanas. O petista ex-condenado tem ajudado nas articulações para a viabilizar a candidatura do parlamentar ao governo do Rio no próximo ano. A ideia é incluir o PSD na aliança.

Paes tem colocado como opção lançar a candidatura do atual presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, ao governo estadual. De acordo com o jornal, Santa Cruz deve participar do almoço de hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

Uma opção citada por petistas é que Santa Cruz seja vice de Freixo ou candidato ao Senado na chapa. O deputado Alessandro Molon (PSB), que também participou da reunião com Lula nesta quinta-feira, tenta se viabilizar para ser o candidato a senador da chapa.

O Rio é o segundo destino de Lula após o ministro do STF Edson Fachin anular  suas condenações na Lava Jato. No começo de maio, Lula esteve em Brasília, onde se reuniu, entre outros, com Maia, com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e com lideranças do MDB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Apesar não admitir claramente que será candidato a presidente no ano que vem, Lula tem se dedicado à construção dos palanques estaduais.

Em São Paulo, a aposta de Lula é no ex-prefeito Fernando Haddad, que tem mantido encontros com apoiadores e dado entrevistas para rádios do interior do estado. Haddad, inclusive, acompanhou Lula em sua viagem a Brasília.

O ex-presidente também entrou em campo para garantir que o PT não fique refém de outros partidos na eleição para o governo de Minas, o segundo estado com mais eleitores do país. Desde a redemocratização, nunca um presidente foi eleito sem obter a maioria dos votos entre os eleitores mineiros.

Em reunião com o ex-presidente, caciques petistas do estado decidiram lançar a pré-candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes.

Antes de Lula recuperar os seus direitos políticos, dirigentes do estado vinham cogitando uma composição para apoiar a candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Nos bastidores, é citada a possibilidade de os nomes de Reginaldo e até de Haddad, com menor chance, serem retirados no futuro se houver necessidade de uma composição que ajude a chapa de Lula a atrair mais partidos aliados.

Depois da viagem ao Rio, Lula deve visitar o Nordeste em julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos