Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. A Epic Games anunciou nesta sexta-feira (16) que a Apple negou a nova solicitação para disponibilizar o jogo Fortnite na App Store dos Estados Unidos, impedindo também seu relançamento na Epic Games Store para iOS na União Europeia. A decisão mantém o popular game fora do sistema iOS em escala global.
“Apple bloqueou nossa submissão do Fortnite, então não podemos lançá-lo na App Store dos EUA nem na Epic Games Store para iOS na União Europeia”, informou o perfil oficial do jogo na rede social X. “Agora, infelizmente, Fortnite no iOS ficará offline no mundo todo até que a Apple libere.” Em resposta, a Apple afirmou que não removeu o jogo de mercados alternativos de distribuição. “Pedimos que a Epic Sweden reenviassse a atualização do aplicativo sem incluir a App Store dos EUA, de forma a não impactar o Fortnite em outras regiões”, declarou a empresa em nota.
O novo impasse surge uma semana após a Epic ter submetido novamente o jogo à App Store dos Estados Unidos, um mês depois de uma decisão judicial que impediu a Apple de cobrar comissões sobre compras feitas fora dos aplicativos do sistema iOS. Fortnite foi retirado da App Store em 2020, depois que a Epic atualizou o jogo para redirecionar os usuários ao seu próprio site e evitar a taxa de 30% cobrada pela Apple nas compras feitas dentro dos aplicativos.
Na União Europeia, o jogo estava disponível desde o ano passado por meio da loja própria da Epic, aproveitando a permissão para lojas de aplicativos alternativas concedida pela Lei dos Mercados Digitais (DMA). No entanto, nesta sexta, a Epic disse que também foi bloqueada de distribuir o Fortnite por sua própria loja para iOS no bloco europeu. Para desenvolvedores, o cerne da questão está no controle exercido pela Apple, afirma Gabriel Le Roux, CEO e cofundador da startup de infraestrutura de pagamentos Primer. “Os desenvolvedores estão sendo presos em um ecossistema rígido, que limita como podem monetizar, se relacionar com os usuários e crescer”, disse ele à CNBC.
Le Roux destacou ainda que, para empresas de games, as margens já são apertadas e os custos de aquisição de usuários são altos. “Perder de 15% a 30% de cada transação dentro do aplicativo pode acabar com toda a lucratividade”, completou. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
