Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O cantor Marlon Brandon Coelho Couto, conhecido como MC Poze do Rodo, foi preso na madrugada desta quinta-feira (29) por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil do RJ. O mandado de prisão temporária foi cumprido na casa do artista, em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio.
MC Poze é investigado por apologia ao crime e envolvimento com o tráfico de drogas. De acordo com as investigações, o cantor realizava shows exclusivamente em áreas dominadas pela facção criminosa Comando Vermelho (CV). Nesses eventos, a presença ostensiva de traficantes armados com fuzis garantiria a “segurança” do artista e da apresentação. A Polícia Civil apontou que esses shows são estrategicamente utilizados pela facção para aumentar os lucros com a venda de entorpecentes.
Além disso, a investigação indicou que o repertório das músicas do MC “faz clara apologia ao tráfico de drogas e ao uso ilegal de armas de fogo” e “incita confrontos armados entre facções rivais”. Para os agentes, as letras “extrapolam os limites constitucionais da liberdade de expressão e artística”, configurando crimes graves de apologia ao crime e associação para o tráfico de drogas.
A Polícia Civil afirmou que a operação se baseia em evidências de que os shows de MC Poze são financiados pelo Comando Vermelho, “contribuindo para o fortalecimento financeiro da facção por meio do aumento do consumo de drogas nas comunidades onde os eventos são realizados”.
Um dos eventos investigados ocorreu em 19 de maio deste ano, na comunidade da Cidade de Deus. O show, que contou com a presença de diversos traficantes armados e no qual o cantor entoou músicas que enalteciam a facção criminosa, aconteceu poucas horas antes da morte do policial civil José Antônio Lourenço, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), durante uma operação na mesma comunidade.
