Coronavírus

Vacina experimental de Cuba mostra eficácia de 62% em testes

A vacina experimental contra o coronavírus Soberana 02, desenvolvida pelo Instituto Finlay de Vacinas de Cuba (IFV), mostrou uma eficácia de 62% na análise preliminar da terceira fase de ensaios clínicos, relataram no sábado (20), os cientistas responsáveis pela pesquisa.

O diretor do IFV, Vicente Vérez, declarou em pronunciamento na televisão estatal que a porcentagem foi obtida da análise intermediária dos resultados em voluntários que receberam duas doses da Soberana 02 com 28 dias de diferença.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A fórmula, uma das cinco que estão sendo pesquisadas em Cuba, é uma vacina conjugada de subunidade, tradicionalmente muito segura, que combina o antígeno do vírus e o toxoide do tétano para estimular a resposta do sistema imunológico.

O resultado anunciado hoje foi obtido por um comitê científico interdisciplinar independente, com profissionais do Instituto Pedro Kourí de Medicina Tropical, do Centro de Imunologia Molecular e do Ministério de Saúde Pública. Falta agora ser publicado o resultado do segundo esquema utilizado nos ensaios clínicos, que consiste em duas doses de Soberana 02 e uma dose de Soberana Plus. Os cientistas do IFV disseram que nos próximos dias solicitarão autorização para o uso emergencial da Soberana 02 ao Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CECMED), o órgão regulador na ilha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma vez aprovada para uso emergencial, a Soberana 02 adquiriria oficialmente a categoria de vacina e se tornaria a primeira contra a Covid-19 desenvolvida na América Latina. A terceira fase de testes clínicos da vacina experimental, realizada inteiramente em Havana com um protocolo duplo-cego e grupo placebo, incluiu 44.010 voluntários de 19 a 80 anos de idade. Uma terceira fase de estudos também foi realizada em paralelo no Irã, sob um acordo com o Instituto Pasteur do país persa, que acaba de anunciar que no início da próxima semana poderia autorizar seu uso emergencial.

A ilha, que não adquiriu imunizantes estrangeiros, está passando desde janeiro por sua terceira e pior onda de infecções pelo vírus SARS-CoV-2. Até agora, foram registadas 166.368 infecções e 1.148 mortes por Covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações da EFE

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile