Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Coronavírus

Documentos da ditadura comunista da China mostram censura a informações sobre a Covid-19

Documentos secretos do governo comunista da China publicados nesse sábado (20.dez.2020) pelo jornal norte-americano The New York Times e pela organização de jornalismo investigativo ProPublica mostram como a ditadura chinesa atuou para moldar a opinião pública e controlar a narrativa sobre a pandemia da Covid-19.

Um grupo hacker autointitulado “PCC sem máscara”, em referência ao PCC (Partido Comunista Chinês), foi o responsável por obter os documentos. O vazamento inclui 3.200 comunicados e 1.800 memorandos internos do governo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O material conta com mensagens enviadas por censores que trabalham para a ditadura chinesa com ordens para que sites de notícias e redes sociais manipulassem informações sobre o novo coronavírus.

Os documentos mostram também que o governo comunista chegou a ordenar que fossem feitos milhares de comentários falsos em redes sociais enfatizando a necessidade de discrição sobre o assunto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A morte do médico Li Wenlia, que havia ficado conhecido por ter feito um alerta sobre o novo surto viral na China no início da disseminação, motivou orientações especiais do governo a veículos de jornalismo, plataformas de mídia social e servidores públicos.

EIS AS INSTRUÇÕES ENVIADAS PELO GOVERNO CHINÊS SOBRE O CASO DO MÉDICO LI WENLIA

“PARA SITES DE NOTÍCIAS E PLATAFORMAS DE MÍDIA SOCIAL”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não use notificações push, não poste comentários, não incite especulações. Controle com segurança o fervor nas discussões online, não crie hashtags, remova gradualmente dos tópicos de tendência, controle estritamente as informações prejudiciais.”

“AOS SERVIDORES LOCAIS DA PROPAGANDA”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Devemos reconhecer com clareza o efeito borboleta, o efeito de janelas quebradas e o efeito bola de neve desencadeados por este evento, e o desafio sem precedentes que representa para nosso trabalho de gerenciamento e controle de opinião online. Todos os escritórios da Administração do Ciberespaço devem prestar atenção redobrada à opinião online e controlar resolutamente qualquer coisa que prejudique seriamente a credibilidade do partido e do governo e ataque o sistema político”.

EIS AS MENSAGENS ENVIADAS A SERVIDORES LOCAIS QUE MOSTRAM ORIENTAÇÕES PARA COMENTÁRIOS FALSOS NA INTERNET

DISTRITO DE XIAOSHAN (12.fev.2020)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Mobilizar comentaristas online para comentar e orientar mais de 40.000 vezes, eliminando efetivamente o pânico dos residentes da cidade, aumentando a confiança nos esforços de prevenção e controle e criando uma boa atmosfera de opinião pública para vencer a batalha contra a epidemia.”

CONDADO DE TONGLU (13.fev.2020)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Em 13 de fevereiro, nosso condado publicou 15 postagens desmascarando boatos, repostou 62 desmascarando boatos, 16 pessoas foram investigadas por órgãos de segurança pública, 14 pessoas foram educadas e advertidas, duas pessoas foram colocadas em detenção administrativa…”

DISTRITO DE FUYANG (início de fevereiro)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Mobilizar a força de mais de 1.500 ciber-soldados em todo o distrito para relatar prontamente informações sobre a opinião pública em grupos WeChat e outros círculos de bate-papo semiprivados.”

EIS OUTRAS MENSAGENS QUE MOSTRAM ORIENTAÇÕES PARA CONTROLE DA NARRATIVA SOBRE A COVID-19

“PARA TODOS OS WEBSITES DE NOTÍCIAS”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Em relação à epidemia de pneumonia causada pelo novo coronavírus, todos os sites e novas mídias devem estar atentos à proteção da privacidade ao notificar casos confirmados e óbitos, para não nomeá-los, evitando o uso de fotos e imagens reais de pacientes e processamento técnico adequado. É preciso padronizar as fontes de informação, evitar o uso de expressões como ‘os médicos pensam’ e tentar apontar fontes específicas de informação. Não use títulos como ‘incurável’ e ‘fatal’ para evitar o pânico social.”

“PARA TODAS AS MÍDIAS DE NOTÍCIAS”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“1. Todos os relatos da mídia sobre os casos relatados de inação e quadros dos departamentos relevantes e obstrução da prevenção e controle da epidemia devem ser moderados e, em princípio, não coletados.

2. Ao reportar sobre medidas de prevenção e controle, como viagens restritas, acesso controlado, etc., a mídia não usa termos como fechamento de cidade, fechamento de estrada, fechamento de porta e lacre.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

3. A fiscalização da opinião pública sobre a implementação de medidas de controle de base deve ser moderada e, em princípio, deve se refletir nos canais internos.

4. Em relação ao progresso da pesquisa de medicamentos para o tratamento de novos coronavírus, os relatórios devem ser baseados em informações oficiais emitidas pelo Departamento Nacional de Saúde. A eficácia dos medicamentos que não foram colocados em uso clínico deve ser apreendida com cuidado e as notícias online não devem ser reimpressas à vontade.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“… ao relatar sobre limites de viagens, controles de movimento e outras medidas de prevenção e controle, não use formulações como bloqueio, fechamento de estradas, portas seladas ou lacres de papel.”

“PARA TODOS OS SITES E APLICATIVOS DE NOTÍCIAS”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Notícias negativas sobre a prevenção e o controle da “nova epidemia de pneumonia coronária” não podem aparecer em todos os sites, clientes e outras novas mídias e plataformas de aplicativos. Se for necessário relatar, use apenas as informações oficiais do Diário do Povo, Agência de Notícias Xinhua, CCTV, Comissão de Saúde, Ministério das Relações Exteriores e outros departamentos relevantes, bem como os departamentos relevantes da Província de Hubei e da cidade de Wuhan. Nosso escritório intensificará as inspeções e a supervisão e, se forem encontradas violações de notificações pop-up, elas serão tratadas imediatamente. O conteúdo das instruções acima deve ser implementado de forma rápida e estritamente confidencial.”

“Não use notificações pop-up para quaisquer notícias negativas sobre a prevenção e controle da nova epidemia de coronavírus”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

São Paulo prédios cidade

Últimas Notícias

O feriado de Páscoa, que se aproxima, trará algumas mudanças no funcionamento dos serviços públicos municipais e estaduais em São Paulo, além de uma...

dívidas dívidas

Economia

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (27) a prorrogação das ofertas do programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, destinada a pessoas com renda...

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta quarta-feira (27) os planos para transferir a sede administrativa do Estado de São Paulo do Morumbi...

Últimas Notícias

Os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron participaram, nesta quarta-feira (27), da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino...

Últimas Notícias

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estiveram presentes nesta quarta-feira (27) na cerimônia de batismo...

Últimas Notícias

Após meses de investigação, a Polícia Federal em São Sebastião concluiu o inquérito que investigava o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto a supostas ações de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

STJ Cláudio Castro

Brasil

O governador Cláudio Castro (PL) solicitou ao Ministério da Justiça, nesta quarta-feira (27), uma nova prorrogação da permanência da Força Nacional no Rio de...

Brasil

Na madrugada da última terça-feira (26), a influenciadora digital Samara Mapoua, de 30 anos, foi detida juntamente com outras cinco pessoas por porte ilegal...

São Paulo

Uma carreta bitrem carregada de etanol se envolveu em um acidente na madrugada desta quinta-feira (28) na Rodovia Castello Branco, em São Paulo. O...

São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na quarta-feira (27) um homem de 36 anos suspeito de criar um sistema de venda ilegal de...

Últimas Notícias

 A Polícia Civil de São Paulo, em uma ação contundente contra o crime organizado, realizou na quarta-feira (27) a maior apreensão de cocaína dos...

PM PM

São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (27), policiais da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat) realizaram uma operação bem-sucedida que resultou na prisão...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit