Coronavírus

Amazonas confirma morte de paciente por ‘fungo preto’

Nesta terça-feira (02), a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, em Manaus (AM), confirmou a morte de um homem de 56 anos por mucormicose, uma infecção causada pelo ‘fungo preto’ – como são popularmente chamados os fungos da família Mucorales por conta da necrose que provocam em tecidos do corpo.

O caso de Manaus vinha sendo investigado desde abril. O paciente, com histórico de diabetes do tipo 2, foi internado em 12 de abril, no hospital e pronto-socorro João Lúcio, na capital do Amazonas, e, em seguida, foi transferido para o hospital da Fundação de Medicina Tropical, onde faleceu quatro dias depois.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a fundação, ele fazia uso de insulina e havia recebido a primeira dose da vacina CoronaVac em 1º de abril. O paciente chegou ao hospital com sintomas gripais e coceira acentuada no olho direito, que avançou para uma infecção local.

Um teste do tipo RT-PCR teve resultado negativo para infecção pelo novo coronavírus.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um exame de cultura do material colhido confirmou a presença do fungo Rhizopus spp, compatível com a mucormicose. Esse material foi enviado para o laboratório da Fiocruz e foi emitido um alerta para os médicos que atendem pacientes com diabetes e Covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile