quarta-feira, 12 de maio de 2021

Bolsonaro sanciona com veto projeto que destrava a sanção do Orçamento de 2021

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Nesta quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) nº 2/2021, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e permite a abertura de crédito para programas de combate à pandemia.

O texto autoriza o governo a aumentar gastos neste ano sem a necessidade de compensação por meio de redução de outras despesas ou aumento de receita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Abre, assim, espaço para a solução do impasse em torno da sanção do Orçamento de 2021, que precisa ser sancionado pelo presidente até quinta-feira (22).

A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quarta, com veto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

O trecho rejeitado por Bolsonaro estabelecia que “a emissão de nota de empenho, a realização das transferências de recursos e a assinatura dos instrumentos”, bem como a doação de bens, materiais e insumos “não dependerão da situação de adimplência” do município de até 50 mil habitantes.

Em seu veto, Bolsonaro justifica que a medida contraria o interesse público por “subtrair, imotivadamente, relevante medida de finança pública voltada para a responsabilidade na gestão fiscal, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

O presidente explica ainda que cerca de 88% dos municípios brasileiros têm menos de 50 mil habitantes.

“Fato que, combinado com as exceções já existentes, tornaria os instrumentos de controle e de boa gestão fiscal ineficazes”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos