O presidente Jair Bolsonaro disse na manhã desta sexta-feira (7) que  medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a produção e aquisição da vacina contra a covid-19, que está sendo desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, ‘transfere toda tecnologia para o Brasil’.

 

Veja a declaração do presidente da República no Twitter:

– “Publicada a MP que cria crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão destinado à pesquisa, produção e aquisição da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Essa parceria visa também toda a transferência de tecnologia para o Brasil, de modo que a vacina poderá ser produzida aqui sem custos outros. 3- Comprovada sua eficácia contaremos com 100 milhões de doses a partir de janeiro de 2021, que serão distribuídas gratuitamente”.

 

A transferência de tecnologia na formulação, envase e controle de qualidade da vacina será realizada por meio de um acordo da empresa britânica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. Com isso, caso a eficácia do imunobiológico seja comprovada, o Brasil deverá produzir 100 milhões de doses.