Foto: AFP

O presidente da República, Jair Bolsonaro, comemorou nesta quinta-feira (1), a indicação do presidente dos EUA, Donald Trump, do Brasil como um aliado extra-Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), oficializada na noite de quarta-feira (31). Bolsonaro disse que a participação é “muito bem-vinda” e pode trazer benefícios na área militar.

“Nós tratamos isso na última viagem que eu fiz aos EUA, conversei com o Trump sobre a nossa intenção. A ideia dele era até nos colocar, mas teria que mexer no estatuto, dentro da Otan. Já se cogita entre os integrantes essas mudanças no estatuto, mas por enquanto é muito bem-vinda a nossa participação como grande aliado extra-Otan. Facilita em algumas coisas, o mais importante é a questão de defesa”, afirmou Bolsonaro.

Algumas vantagens que o Brasil consegue sendo aliado extra-Otan, são a compra por valores mais baixos de equipamentos descartados do Exército americano, a colaboração no desenvolvimento de tecnologias de defesa e um aumento nos intercâmbios militares conjuntos, exercícios, e treinamentos, assim como acesso especial a financiamento para equipamento militar.