Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Especiais

STJ tem aval informal de ministros do STF para investigar procuradores da Lava Jato

Criticado por procuradores por ter aberto inquérito para investigar integrantes da Operação Lava Jato, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, tem recebido sinalização favorável de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Martins afirma ter respaldo legal para tocar a apuração, mas é acusado por procuradores da República de usar provas ilícitas e incorrer em ilegalidades, como a de se imiscuir em atribuição alheias e de não ter feito constar no despacho inaugural do inquérito quais seriam, em tese, os delitos cometidos pelos investigados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Entre os nomes da Lava Jato citados na investigação do STJ está o ex-coordenador da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol. O debate sobre a legalidade do inquérito é travado no STF sob a relatoria da ministra Rosa Weber. Ela analisa pedidos para trancar a apuração, mas a palavra final será colegiada.

Internamente, ainda no calor do julgamento que declarou a quebra de imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro, o clima entre os ministros do STF é, por ora, favorável a Martins, segundo interlocutores que fizeram chegar a ele tal avaliação na semana passada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os procuradores, por sua vez, apostam as fichas na possibilidade de que Weber tome uma decisão que, ainda que provisoriamente, breque a investigação ilegal.

Na sexta-feira (26) veio à tona a informação de que o presidente do STJ afirmou, em um despacho, que são estudadas diligências contra procuradores da República, aumentando o clima de apreensão no Ministério Público Federal (MPF).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A apuração aberta em fevereiro pelo presidente do STJ busca esclarecer, segundo ele, se integrantes da Lava Jato tentaram investigar, ilegalmente, ministros da Corte.

A hipótese foi levantada a partir de reportagens sobre o conteúdo das mensagens trocadas entre representantes da Procuradoria vazadas em um ataque hacker em 2019.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O material faz parte do mesmo universo de diálogos citados por ministros do STF no recente julgamento que concluiu pela suspeição de Moro na condução da ação penal contra o ex-presidente Lula no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Para instaurar o inquérito, Martins se baseou no Regimento Interno do STJ, segundo o qual é atribuição do presidente da Corte zelar pelas prerrogativas do Tribunal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com o objetivo de garantir o cumprimento dessa autodefesa institucional, o artigo 58 da mesma norma prevê a possibilidade de instauração de inquérito.

A redação desse artigo 58 é similar a trecho do Regimento Interno do STF, lastro da abertura do inquérito das fake news —resposta aos ataques que ministros do Supremo sofreram de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Rosa pediu esclarecimentos a Martins recentemente. O presidente do STJ reforçou os argumentos de que o inquérito visa proteger o Judiciário. “Não subsistirão direitos fundamentais e garantias constitucionais sem a preservação do Poder Judiciário independente, que viabiliza que tais conquistas constitucionais sejam reconhecidas concretamente”, afirmou.

“Portanto, diante de indícios de excessos funcionais por parte do Ministério Público Federal, mister que se investiguem os fatos para a defesa irrefutável da existência independente e robusta do Poder Judiciário”, completou o presidente do STJ.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministro alegou ainda ter se baseado no inquérito das fake news, aberto de ofício pelo STF, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, para investigar ataques a ministros da corte suprema.

Em parecer enviado na segunda-feira (22) ao STF, assinado pelo sub-procurador-geral da República José Adonis Callou de Araújo Sá, o Ministério Público Federal (MPF) rebateu a argumentação do presidente do STJ e pediu o trancamento do inquérito sob a justificativa de que ele subverte o sistema acusatório.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo a Procuradoria, a apuração das possíveis infrações penais deve ocorrer na forma prevista na Constituição e demais leis — ou seja, por “procedimento investigatório conduzido pelos órgãos de persecução penal com atribuição para tanto e sob a supervisão de órgão do Poder Judiciário competente, nos moldes clássicos do sistema acusatório em vigor no país”.

“Após a Constituição de 1988, a única exceção à regra geral da inadmissibilidade de uso de prova ilícita no processo penal de que se tem notícia incide quando tal utilização puder demonstrar a inocência do réu ou mesmo for apta a beneficiá-lo no processo”, afirmou José Adonis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O subprocurador-geral da República sustentou que, ao contrário do que argumentou Martins, não se pode equiparar o inquérito ilegal das fake news, do Supremo, ao caso do STJ.

Isso porque o Regimento Interno da STF que possibilitou a abertura de ofício da investigação das fake news tem status de lei ordinária, o que não ocorre com o dispositivo interno usado pelo STJ.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em outra suposta ilegalidade apontada pelos procuradores, Martins defendeu o uso das mensagens vazadas de integrantes da Lava Jato, ainda que obtidas de forma ilegal, como meio de garantir à corte proteção contra excessos e crimes.

Apesar de a Constituição Federal e outras leis desautorizarem o aproveitamento do material em processos judiciais, Martins defendeu a relativização no caso concreto: “Garantias constitucionais não podem ser interpretados de forma absoluta”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Martins argumenta que o Supremo não as considerou ilegais. “Não obstante as alegações de que tais provas são ilícitas e de que houve rechaço à autenticidade da prova recolhida na Operação Spoofing”, afirmou o presidente do STJ, “na verdade, não há tal reconhecimento por parte do Supremo Tribunal Federal.”

Embora seja tema de recentes decisões, mencionadas à exaustão por ministros que participaram do julgamento da suspeição do ex-titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, o Supremo não avaliou a legalidade do uso dessas mensagens como prova.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na terça-feira (23), o STF divulgou que Rosa Weber, em um dos recursos contra o inquérito de Martins, negou, em caráter ainda provisório, pedido da ANPR para suspender a investigação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Hezbollah

Últimas Notícias

O Exército de Israel realizou na sexta-feira um novo bombardeio contra um “edifício militar” do partido-milícia xiita Hezbollah no sul do Líbano, como parte...

Elon Musk Twitter x Elon Musk Twitter x

Destaques

A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou com uma ação civil pública nesta sexta-feira (19) requerendo que a Justiça Federal condene a plataforma X...

RESUMO DO DIA

Dolar: 5,20 Euro: 5,54  CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO ✅Homem É Preso Com R$ 295 Mil Em Cigarros Eletrônicos Na Castello Branco Homem é...

idoso morto idoso morto

Brasil

Na última terça-feira (16), a dona de casa Erika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, foi detida em flagrante ao tentar sacar R$...

Últimas Notícias

Citando “fontes militares sênior dos EUA”, a Fox News relata que o alvo do suposto ataque israelense da noite passada no Irã foi uma...

Inteligência artificial homem suicídio Bélgica Inteligência artificial homem suicídio Bélgica

Últimas Notícias

A questão sobre quais empregos serão substituídos pela inteligência artificial e quais profissionais serão mais afetados tem ganhado destaque nos últimos anos, à medida...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

A Prefeitura de São Paulo decidiu interditar o espaço de eventos Mercado Livre Arena Pacaembu, na Zona Oeste da capital, onde ocorreria o show...

Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma decisão nesta sexta-feira (19/4) referente aos cigarros eletrônicos no Brasil. A nova norma, aprovada por...

São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (19), a batida de martelo do governador Tarcísio de Freitas encerrou o leilão de privatização da Empresa Metropolitana de Águas...

São Paulo

Na quinta-feira (18), a Polícia Civil deflagrou uma operação de grande porte na região de Guarulhos, na Grande São Paulo, com o objetivo de...

São Paulo

Um homem de 30 anos, já preso cinco vezes por furtos de veículos, foi detido novamente na quinta-feira (18) após tentar fugir da polícia...

cigarros eletrônicos cigarros eletrônicos

São Paulo

Na tarde desta quinta-feira (18), um homem foi preso pela equipe do 5° Batalhão de Polícia Militar Rodoviária após ser flagrado dirigindo um caminhão...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit