Esportes

Brisbane, na Austrália, é escolhida para sediar Olimpíada de 2032

A cidade de Brisbane, na Austrália, sediará os Jogos Olímpicos de 2032 depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quarta-feira (21) a recomendação de seu conselho-executivo.

Brisbane, onde uma multidão se reuniu para assistir ao anúncio em telões, se torna a terceira cidade australiana a receber a Olimpíada, depois de Melbourne em 1956 e Sydney em 2000.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A escolha da cidade significa que a Austrália se torna apenas o segundo país do mundo, depois dos EUA, a sediar os Jogos Olímpicos de verão em três cidades diferentes. A capital do estado de Queensland foi escolhida a cidade-anfitriã preferida em fevereiro e recebeu a aprovação do conselho-executivo do COI no mês passado.

Várias cidades e países expressaram publicamente interesse em sediar os Jogos de 2032, incluindo Indonésia, Budapeste, capital da Hungria, China, Doha, no Catar, e região do vale do Ruhr, na Alemanha. Mas em um novo processo adotado pelo COI – que não coloca cidades umas contra as outras abertamente – Brisbane já havia ultrapassado qualquer rival em fevereiro, tendo sido selecionada como “anfitriã preferida”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A candidatura da cidade recebeu repetidos elogios do COI por sua alta porcentagem de instalações existentes, apoio de todos os níveis de governo e do setor privado, experiência na organização de grandes eventos e seu clima favorável, entre outras coisas.

Um compromisso em abril do governo australiano de dividir os custos de infraestrutura em 50-50 com o governo local permitiu que a premiê de Queensland, Annastacia Palaszczuk, encaminhasse as garantias financeiras necessárias ao COI.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O estado de Queensland sediou os Jogos da Commonwealth de 2018. A escolha de levar os Jogos para a Austrália também foi uma homenagem ao membro sênior do COI, John Coates, atual vice-presidente do COI e um dos aliados mais próximos do presidente do COI, Thomas Bach.

Coates, que atingirá o limite de idade do COI de 74 anos em 2024 e será forçado a deixar a organização, tentou sem sucesso levar os Jogos de 1992, que acabaram sendo atribuídos ao Barcelona, para Brisbane.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O COI reformulou suas regras de escolha em 2019 para reduzir custos e tornar o processo mais fácil para as cidades. Dessa forma, cidades candidatas não fazem campanha antes da votação, como acontecia no passado.

Em vez disso, o COI escolhe um anfitrião preferencial após conversar com todas as cidades interessadas e, em seguida, coloca essa cidade em votação em sessão de seu comitê.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Tóquio realiza os Jogos Olímpicos de 2020, cuja abertura oficial será na sexta-feira (23) e Paris sediará os Jogos de 2024. Já Los Angeles foi anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de verão de 2028

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile