Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um executivo do Comitê Olímpico de Transmissão (OBS) alertou os operadores de câmera dos Jogos Olímpicos para evitar o sexismo ao filmar os eventos em Paris e arredores.
O CEO do OBS, Yiannis Exarchos, afirmou que a organização atualizou suas diretrizes para os operadores, que são em sua maioria homens.
“Infelizmente, em alguns eventos, elas (as mulheres) ainda estão sendo filmadas de uma maneira que se pode identificar que estereótipos e sexismo persistem, mesmo na forma como alguns operadores de câmera enquadram de maneira diferente atletas homens e mulheres”, disse Exarchos, segundo a AFP.
“As atletas mulheres não estão lá porque são mais atraentes ou sensuais ou qualquer outra coisa. Elas estão lá porque são atletas de elite.”
Exarchos atribuiu o problema a um “viés inconsciente” de homens e chefes de TV que tendem a fazer mais close-ups de mulheres do que de homens.
Nos primeiros dias dos Jogos Olímpicos de Paris, a Eurosport foi forçada a fazer uma mudança em uma de suas equipes de transmissão depois que Bob Ballard fez um comentário sobre a equipe feminina de natação da Austrália.
“Bem, as mulheres acabaram de terminar. Você sabe como são as mulheres… ficam por aí, fazendo maquiagem”, disse Ballard no fim de semana.
A Eurosport posteriormente o removeu da cobertura. Ballard pediu desculpas por seu comentário na segunda-feira.
“Os comentários que fiz durante a cerimônia de vitória do revezamento feminino australiano no sábado causaram algum desconforto”, escreveu Ballard em uma postagem. “Nunca foi minha intenção incomodar ou menosprezar ninguém e, se eu fiz isso, peço desculpas. Sou um grande defensor do esporte feminino.
“Vou sentir muita falta da equipe da Eurosport e desejo tudo de bom a todos para o resto das Olimpíadas”, acrescentou. “Nenhum outro comentário será feito. Obrigado.”