Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A vitória do Palmeiras sobre o Cerro Porteño por 3 a 0, nesta quinta-feira (6), pela CONMEBOL Libertadores sub-20, foi marcada por cenas lamentáveis de racismo. Os jogadores Figueiredo e Luighi, destaques da base alviverde, foram alvos de gestos racistas e violentos da torcida adversária. (Vídeos no final da matéria).
Aos 36 minutos do segundo tempo, a transmissão flagrou um homem imitando um macaco em direção a Figueiredo, enquanto Luighi foi alvo de uma cusparada. Na saída de campo, Luighi desabafou em lágrimas, revoltado com a falta de perguntas sobre o episódio:
“É sério isso? Vocês não vão perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? É sério? Até quando a gente vai passar isso? Me fala… até quando a gente vai passar isso? O que fizeram comigo foi um crime, pô. Vocês vão perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? CBF, sei lá. Você não vai perguntar sobre isso? Não ia, né? Você não ia perguntar sobre isso. O que fizeram foi um crime comigo, pô. A gente é formação. Aqui é formação, pô. A gente está aprendendo aqui”, desabafou Luighi.
Em campo, o Palmeiras garantiu a vitória com gols de Riquelme Fillipi (2) e Erick Belé, consolidando a liderança do grupo com seis pontos em dois jogos.
Após o episódio, a Conmebol e o Palmeiras se manifestaram sobre o assunto. A Conmebol, em nota, “rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo” e promete “medidas disciplinares apropriadas”. O Palmeiras, por sua vez, afirmou que “irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos”.
Ver essa foto no Instagram
A Conmebol 🧑🏻🦯🧑🏻🦯🧑🏻🦯🧑🏻🦯 se faz de cega pic.twitter.com/h3NgM3gOCe
— 𝑷𝒂𝒍𝒎𝒆𝒊𝒓𝒆𝒏𝒔𝒆 𝑵𝒆𝒘𝒔 (@PalmeirenseNews) March 6, 2025
