Nesta quinta-feira (25), o ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, foi condenado a 30 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, nos Jogos Olímpicos de 2016. A decisão foi dada pelo juiz Marcelo Bretas, , da 7ª vara federal do Rio. Nuzman pode recorrer da sentença em liberdade.
Sérgio Cabral foi condenado a dez anos e oitos meses de prisão por corrupção passiva. Ele governador do estado entre 2007 e 2014. O Rio de janeiro foi anunciado como sede dos Jogos Olímpicos em outubro de 2009.
Bretas considerou inválido um acordo de delação premiada fechado por Cabral, sob o entendimento de que o Supremo Tribunal Federal (STF) havia decidido pela impossibilidade da Polícia Federal fechar esse tipo de acordo sem o consentimento do Ministério Público Federal (MPF).
O ex-diretor de operações da Comitê Rio-2016, Leonardo Gryner, também foi condenado pelo juiz federal.
O dia 2 de outubro de 2009 se tornou o mais importante da história do esporte olímpico brasileiro: em Copenhague (DIN), o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos Jogos de 2016.
LULA
“Aprendemos muito nos últimos tempos. Na realização exitosa dos Jogos Pan-Americanos de 2007; nas Olimpíadas, ano passado, em Beijing; na visita às obras do Parque Olímpico de Londres; nos encontros pelo mundo com membros da família olímpica. Esse é o motivo pelo qual meu governo está tão comprometido com a candidatura do Rio”.
NUZMAN
“O Rio oferece ação, não só palavras. O Rio traz um espírito renovado de paixão. Votem no Rio e abrirão um portal para uma população apaixonada.”
“Temos projetos consistentes e em andamento nas áreas de infraestrutura, transporte e segurança pública. O nosso trabalho é sério e tem bases sólidas, assim como a candidatura para sediar as Olimpíadas de 2016. A vitória viria como a consagração de uma virada ainda mais forte a favor do nosso Estado, do Brasil e de toda a América do Sul. O alto-astral já temos de sobra para receber atletas olímpicos e turistas do mundo inteiro”