segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Fachin: revista íntima é ilegal e desumana e deve ser proibida

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin votou  para considerar ilegal as revistas íntimas realizadas nos presídios para evitar a entrada de drogas, armas e celulares.

Em seu voto, Fachin considerou que os funcionários das penitenciárias não podem fazer busca abusiva no corpo de amigos e parentes que vão visitar os presos por tratar-se de violação da intimidade. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A revista vexatória confere tratamento desumano e degradante, incompatível com a Constituição”, disse Fachin. Para ele, devem ser adotados procedimentos menos invasivos, como uso de scanners corporais, raquetes de raio-x ou revista corporal superficial, evitando que os visitantes sejam obrigados a retirar a roupa ou terem suas partes íntimas inspecionadas. 

Após o voto de Fachin, que é relator do caso, o julgamento foi suspenso e será retomado amanhã (29). Mais nove ministros devem votar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Supremo começou a julgar hoje recurso do MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) contra decisão do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), que absolveu da acusação de tráfico de drogas a irmã de um preso que tentou entrar com maconha em um presídio.

O caso julgado envolve uma mulher condenada na primeira instância por tráfico após ser flagrada tentando entrar em um presídio com 96 gramas de maconha, que estavam enrolados em um preservativo e acondicionados na vagina. De acordo com o processo, o irmão dela era o destinatário da droga. O caso aconteceu em Porto Alegre. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, a segunda instância absolveu a acusada por entender que o procedimento de revista íntima foi ilegal. Após a decisão, o Ministério Público recorreu ao STF. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos

Senador Irajá Silvestre Filho é acusado de estupro

O senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO),  filho da também senadora Kátia Abreu (PP-TO) foi acusado de estupro por uma modelo de 22 anos. Um boletim...

Sâmia Bomfim testa positivo para Covid-19

Nesta segunda-feira (23), a deputada federal Sâmia Bonfim (PSol) disse que testou positivo para Covid-19. Ela passa bem e está sem sintomas agudos, informou...

Barroso: ‘Conservadorismo radical busca acabar com a democracia’

Durante lançamento de um curso de Direito, o ministro do STF Luis Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira (23) que o populismo e o conservadorismo...

Governo quer privatizar transposição do Rio São Francisco

Privatizar transposição Rio São Francisco O Governo Bolsonaro pretende privatizar até julho de 2021 a operação de funcionamento da transposição do Rio São Francisco. A...

Guedes: “Ninguém entregou tanto em tão pouco tempo” como o Governo Bolsonaro

Guedes Governo Bolsonaro O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta segunda-feira (23), durante live promovida pelo ICC Brasil, que “ninguém entregou tanto em tão...